ESTIMATIVA DE PRAZOS ENCOMENDAS  - Prezados clientes, no mês de Março realizamos a abertura de dois lotes de encomendas de produtos ofertados no site, das marcas GSO e iOptron. Acompanhe aqui a estimativa do prazo de entrega.

Comunicado - Prezados clientes, não estou atendendo a chamadas para o telefone (62) 99632-9606. Por gentileza, para tirar dúvidas entre em contato através de mensagem de audio ou escrita através do whatsapp neste mesmo número.

Porque utilizar os filtros coloridos na observação astronômica

A utilização dos filtros coloridos na observação astronômica permitem otimizar a qualidade das imagens obtidas, como por exemplo realçando os detalhes mais evidentes nas superfícies dos planetas. Por exemplo, ao utilizar o filtro #82A-azul as faixas escuras de jupiter, as manchas ovais nas faixas equatoriais e a GMV ficarão mais contrastadas no disco do planeta, portanto ficarão mais evidenciadas. O filtro #21-Laranja ajuda a separar as áreas escuras das áreas claras na superfície marciana, o #47-Violeta minimiza os efeitos do violeta na observação de vênus e assim por diante com cada um realçando determinados detalhes. Ao fazerem isso permitem ou não a passagem de um determinado comprimento de onda,  ou  mesmo uma parte do espectro eletromagnético juntamente com a redução do brilho excessivo do objeto observado, influenciando de forma determinante na imagem que observamos na ocular, principalmente em telescópios de distâncias focais medianas e curtas por ajudarem a atenuar e minimizar o espectro secundário ou a aberração cromática. 

Cada filtro tem uma função específica e em essência são pedaços de vidro colocados no caminho óptico entre a objetiva ou espelho do telescópio e a ocular, tendo por fim ultimo os nossos olhos.

Esses filtros coloridos são denominados por seus números "Wratten" ou em determinados comprimentos de ondas, e que são caracterizados tanto pelo seu coeficiente e curva de transmissão ou "transmitância" ao longo dos vários comprimentos de ondas, em que os filtros operam em unidades de "nm", além da sua densidade óptica quando os comprimentos de ondas do espectro observado serão atenuados uniformemente. Para melhor permitir o uso de um determinado filtro colorido com sucesso é também de grande importância a abertura e a distância focal do telescópio. Alguns filtros tem uma transmissão ou transmitância baixas, e devem ser evitados em telescópios com pequenas aberturas e com grandes distâncias focais (com o F entre 12 e 15). 

Um filtro com uma transmitância elevada apresentará sua densidade óptica tendendo para o zero (0), e quanto maior o valor da densidade óptica mais escura será a cor desse filtro.
E quanto à associação de mais de um filtro com uma interface de ar entre eles é também recomendada, pois se associarmos dois filtros como um que possua uma transmitância de 75%, e outro como um densidade neutra com 25% de transmitância, teremos um transmissão de 50%. Cada filtro funciona mediante um determinado comprimento de onda e o mesmo pode ser utilizados para se evidenciar variados aspectos em dois ou mais planetas distintos.

2 Comentar para "Porque utilizar os filtros coloridos na observação astronômica"

Israel Mussi Em 13 Jul 2015
Reginaldo, como seu telescópio é de pequena abertura usar filtros escuros não é uma boa ideia. Escolha sempre filtros claros, como: amarelo claro, vermelho-claro, azul-claro e assim por diante. Basicamente cada cor ter uma interferência em cada um dos planetas citados e para melhor se orientar na escolha de cada filtro, dê uma olhada na descrição de cada filtro colorido. https://tellescopio.com.br/filtros/filtros-visuais/filtro-colorido-82a-azul-claro Alí, você será orientado em quais áreas planetárias e quais planetas o filtro tem maior interferência. Responder este comentário
Reginaldo da Silva Em 13 Jul 2015
Filtros com transmissão ou "transmitância" alta seria recomendado para telescópios com pequena abertura. Porém gostaria de saber se os seguintes filtros funcionariam bem em um telescópio de 70mm de abertura: #25a vermelho, #80a azul e #47 violeta. Me indiquem quais seriam os mais adequados para o meu telescópio e que eu posso ver detalhes um pouco melhor Vênus, Júpiter, Saturno, Mercúrio e Marte? Grato! Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!