ESTIMATIVA DE PRAZOS ENCOMENDAS  - Prezados clientes, no mês de Março realizamos a abertura de dois lotes de encomendas de produtos ofertados no site, das marcas GSO e iOptron. Acompanhe aqui a estimativa do prazo de entrega.

Comunicado - Prezados clientes, não estou atendendo a chamadas para o telefone (62) 99632-9606. Por gentileza, para tirar dúvidas entre em contato através de mensagem de audio ou escrita através do whatsapp neste mesmo número.

Como a Lua e a Terra se interagem!

A Terra é o único entre os planetas terrestres que possui um grande satélite, a Lua, que, em relação à Terra, tem a maior massa em relação a qualquer sistema de satélite ligado a um planeta. Numerosas linhas de evidências indicam que a Lua foi criada no local exato para o posicionamento e sustentamento geomagnético da Terra. Como resultado, a vida e o desenvolvimento dela tem sido fortemente influenciada pela presença da Lua.
Este artigo irá destacar e explicar as principais áreas em que a Lua tem influência direta e indireta na vida na Terra.
 
Marés
 
Talvez a manifestação mais evidente da influência da Lua sobre a Terra, são as marés dos oceanos, precisamente falando das marés da primavera, onde a atração gravitacional do Sol e da Lua se combinam para dar um maior efeito. A regular maré alta e maré baixa no nível do mar, cria um ambiente único no sistema solar, onde a vida é exposta tanto em imersão na água quanto na exposição do ar no espaço por algumas horas. Esta interface entre dois nichos ecológicos distintos é crucial para manter um equilíbrio ambiental em todo o globo terrestre.
 
Inclinação axial estável
 
Os cerca de 23,5 graus de inclinação do eixo de rotação da Terra tem sido indefinidamente mantido pela presença da Lua em órbita ao planeta Terra. Isso é essencial para a vida na Terra, uma vez que as estações climáticas ficam firmemente estabelecidas, servindo até mesmo de orientação na agricultura e na pesca.
A atual inclinação axial da Terra garante também que a diferença de aquecimento entre os pólos e o equador, seja suficiente para promover uma agradável e diversificada zona climática, sem que ocorra o risco de extremos climáticos, por exemplo, que a Terra se torne uma grande bola de neve ou que se torne tão quente, impossibilitando a vida nela. 
 
Matemática, Arte e Eclipses
 
A Lua também tem incentivado o desenvolvimento da inteligência em formas menos quantificáveis. Por exemplo, a elaboração de um calendário lunar baseado nas fases da Lua ao longo de 28 dias; o ciclo lunar com os movimentos dos planetas em relação as estrelas, nos fizeram pensar mais sobre o sistema solar e o universo. Certamente, os primeiros astrônomos observaram e calcularam calendários com base nessas observações e planejaram a agricultura em conformidade.  Quando Galileu virou o seu telescópio para a Lua e nomeou as montanhas, crateras e "mares", estimulou a humanidade a pensar sobre a diversidade de planetas e suas composições. De uma forma talvez mais direta, a Lua tem estimulado o desenvolvimento tecnológico. Isso fica evidente através da “corrida até a Lua”, que sem dúvida, ajudou no avanço de rastreamentos mais rápidos, propulsão, eletrônica, suporte de vida e outras indústrias de alta tecnologia. 
 

3 Comentar para "Como a Lua e a Terra se interagem!"

Flávio Em 26 Jan 2018
A lua influencia na rotação da terra?? Responder este comentário
pedro Em 27 Apr 2016
tomara que o sait seja bommm !!!!!!!!!!!!!!!! Responder este comentário
gustavo Em 14 Apr 2015
adorei esse site,esplica bem detalhado Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!