FRETE GRÁTIS EM TODO O SITE

LIQUIDAÇÃO DE ESTOQUE - Prezados clientes, informamos que a loja retomou atividades para liquidar todo o estoque restante.

Cometa C/2014 Q2 Lovejoy

Descoberta

O cometa Lovejoy, formalmente denominado de C/2014 Q2, foi descoberto em 17 de agosto de 2014, pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy. Este cometa foi descoberto através de um telescópio refletor Schmidt-Cassegrain de 8 polegadas, e naquela ocasião, o cometa Lovejoy, estava na constelação de Puppis (a polpa do navio - antiga constelação de Argo Navis), com magnitude 15.

Vista do cometa Lovejoy
Cometa Lovejoy com Via-Láctea ao Fundo

Órbita

C/2014 Q2 Lovejoy, é um cometa de longo período. Com uma excentricidade de valor 0,997737, cálculos matemáticos da órbita deste cometa, apontaram que ele leva aproximadamente 13.618 anos para completar apenas uma órbita em torno do Sol. Com uma órbita extremamente alongada, a diferença entre o seu periélio e seu afélio é gigantesca:

No periélio, este cometa ficará apenas a 1,290 UA (193.500.000 km) do Sol, enquanto que no seu afélio, este ficará a enormes 1.139,213 UA (170.881.950.000 km) do Sol. A esta distância e com às suas características orbitais, os astrônomos acreditam que este cometa seja oriundo da longuínqua nuvem de Öort.

Uma peculiaridade deste cometa, é o fato deste ter uma grande inclinação orbital. São 80,3° de inclinação com relação com a eclíptica, isto faz com que a órbita deste cometa, seja quase perpendicular ao plano da eclíptica.

Trânsito

Viajando a uma velocidade orbital de 31,316 km/s, semana após semana, este cometa vai se deslocando rumo ao hemisfério celestial norte. Até o final de 2014, este cometa predominará os céus austrais. Neste mês, Lovejoy estará na constelação de Vela (a vela do navio), entre o fim de novembro e início de dezembro, C/2014 Q2 voltará para constelação na qual fôra descoberto, Puppis. Em meados de dezembro, este cometa estará na constelação de Columba (a pomba), no início de janeiro, Lovejoy migrará para a constelação de Lepus (a lebre). Em janeiro de 2015, C/2014 Q2 Lovejoy, oscilará rapidamente do equador celeste para o hemisfério celestial norte:

Da constelação de Lepus, este cometa passará pela constelação de Eridanus (o rio), longo depois transitará pela constelação de Taurus (o touro), Áries (o carneiro), Triangulum (o triângulo), terminando o mês na constelação de Andrômeda (a príncesa da Etiópia).

Aproximação com a Terra

No dia 6 de janeiro de 2015, este cometa fará a sua máxima aproximação com o planeta Terra. Segundo cálculos orbitais, o cometa Lovejoy chegará a uma distância de 0,469 UA (70.350.000 km) do nosso planeta. A esta distância, é esperado que este cometa chegue a magnitude 8, tornando-o visível através de pequenos telescópios.

Posição

Atualmente, C/2014 Q2 Lovejoy está na constelação de Vela, com uma Ascensão Reta de 8 horas e 4,7 minutos e declinação de -44,1°.

Sua latitude eclíptica é de -51,2° e sua distância angular do Sol é de 85,2°.

Sua distância da Terra é de 1,595 UA (239.250.000 km) e do Sol é 1,806 UA (270.900.000 km). O periélio deste cometa, ocorrerá no dia 30 de janeiro de 2015. Atualmente, o cometa Lovejoy está com magnitude aparente 13,3 (não visível a olhu nu, mas visível através de grandes telescópios).

Referências: REA Brasil e Heavens Above

Publicado por Israel Mussi

Produtos relacionados com este assunto

R$ 0,00
Comprar

0 Comentar para "Cometa C/2014 Q2 Lovejoy"

Escreva um comentário

Seu Nome:

Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!