A partir do dia 01 de maio de 2017 até às 23:59hs do dia 30 de maio de 2017, a Loja Tellescópio Acessórios estará realizando uma promoção relâmpago. Será concedido um desconto de até 25% nas câmeras CCD, CMOS e alguns acessórios que levam as marcas QHYCCD e ZWO Optical. Clique aqui e saiba mais!

 

Tutorial EQMOD

Antes de começar a falar sobre essa maravilhosa ferramenta que é o EQmod, o link a seguir contém o bundle (pacote) completo com todos os softwares e drivers necessários para instalar a plataforma EQmod em um computador: https://sourceforge.net/projects/synscanstellari/files/latest/download


O link acima contém a plataforma Ascom, os drivers para conexão da montagem com o computador, o planetário virtual Stelarium 0.12.1 e o Stelarium Scope que faz a ponte entre a plataforma Ascom e o EQmod.


Após a instalação deste pacote vem o momento de instalar o EQmod que é um software modular gratuito que tem diversos módulos de astronomia para controle de montagens computadorizadas, segue adiante o link para download: http://eq-mod.sourceforge.net/


Esses módulos estão descritos abaixo com o resumo de suas principais funções:

EQascom - Trata-se do módulo principal do EQmod, aonde contém as funções de: controle da montagem, função GoTo personalizada, sistema de parking(estacionamento da montagem), controles para limite de movimento, controle por joystick, mosaico, procura por spiral e interface para a guiagem.

EQmodlx - Direcionado para a montagem azimutal LX200 da Meade que permite rastreamento de satélites com o telescópio.

EQmosaic - Permite o controle inteligente da montagem para rotinas automáticas de fotos no estilo mosaico.

EQtour - Função GoTo do EQmod, porém com diversas vantagens como: criação de listas personalizadas de astros a procuar, alinhamento e calibração do GoTo através da interface gráfica do Stellarium.

PECprep - É o módulo para otimização das curvas de correção do erro periódico.

Ascompad - Permite o controle do focalizador eletrônico de um telescópio.

O EQmod oferece uma alternativa quase obrigatória para quem faz astrofotografia, por possuir todos os recursos que o controle Synscan (controle de mão que vem com a montagem) possui e ainda oferece muito mais como interface, a exemplo acoplar joysticks de videogame no controle da montagem, controle de estacionamento da montagem e limites para evitar choques físicos da montagem ou telescópio no tripé e principalmente por oferecer uma interface muito bem sustentada para guiagem com o PHD Guiding ou software de guiagem similar.

Abaixo segue o tutorial passo a passo de todos os controles da plataforma EQmod. Muito mais que um simples tutorial será feito uma análise sobre cada questão principal da plataforma para permitir que os iniciantes tenham uma idéia de qual caminho tomar ao escolher utilizar ou não algum recurso do EQmod.

Para iniciar vamos a configuração do Stelarium Scope para conexão da montagem com o Eqmod.


STELLARIUM SCOPE:
 

stellarium


Primeiro passo: clicar em SELECT MOUNT  e selecionar a opção EQmod Ascom HEQ-5/6 para montagens HEQ-5 e EQ-06.


Depois de selecionada a montagem clique em PROPERTIES:
 

stellarium


Sentido de visualização dos comandos abaixo: da esquerda para a direita e de cima para baixo por coluna.

1 - Type: tipo de montagem (reconhecimento automático).

2 - Timeout: tempo limite de conexão caso não haja qualquer comando incluído o acompanhamento sideral.

3 - Retry: quantidade de tentativas de conexão caso não haja conexão com a montagem na primeira tentativa.

4 - Baud: velocidade de transmissão em bits/s - padrão 9600.

5 - Port: essa opção é muito importante pois deve-se colocar aqui a mesma porta de conexão que aparece nas propriedades do módulo de conexão no windows, normalmente são as portas COM 3 e COM 4, no entanto isso pode variar de acordo com as portas USB disponíveis. Neste caso usaremos as portas disponíveis COM 5 e COM 6.

6 - Allow Auto Meridiam Flip: Permite a inversão do eixo DEC caso haja mudança de meridiano durante o acompanhamento.

7 - Windows Process Priority: Determina qual será a prioridade de processamento durante o funcionamento do EQmod, sugiro marcar a opção REAL TIME, pois apresenta a melhor resposta nos comandos.

8 - Language: o padrão do software é o inglês e não tem tradução para o português.

9 - Site Information: é a principal informação do setup. É necessário colocar precisamente as coordenadas geográficas da montagem.

10 - Slew Preset Rates: permite configurar até 10 velocidades padronizadas para movimentação manual rápida da montagem.

11 - Ascom Options: permite controlar e emitir relatórios de erro de guiagem e ligar opções de sincronização para estacionamento da montagem.

12 - Guiding: essa opção é também muito importante, caso esteja utilizando ou pretenda utilizar o PHD Guiding. Desta forma deverá escolher a opção ASCOM PULSE GUIDING.

13 - Gamepad Configuration: permite configurar o joystick para o EQmod.

14 - Show Advanced Options: habilita mostrar todas as configurações do EQmod.

15 - Update Notifications: monitora continuamente através da internet novas versões.

16 - Friendly Name: nome para identificar usuário do EQmod.

17 - Clique em OK para finalizar configuração e voltar a tela do Stellarium Scope.


Última configuração do Stellarium Scope:
 

stellarium


1) Marque as opções FOV 0.2 e 0.5 para criar círculos concêntricos na mira de posição da montagem dentro do Stellarium.

2) Em Windowed Mode determinará se o Stellarium ficará no formato de janela avulsa ou preencherá toda a tela do computador.

3) Em Slew, Sync e Cancel as portas 10001, 10003 e 10005 são automaticamente geradas, caso não funcione alguma delas, escolha outra porta que funcione.

4) Update Stellarium Configuration: caso seja feita qualquer alteração nesta janela de configurações clique neste botão para atualizar.

5) Por último para conectar o Stellarium Scope à montagem clique em Connect e automaticamente o Stellarium Scope abrirá o EQmod.


EQMOD
 

eqmod


Mount Position: Tem 5 janelas diferentes que são alternadas clicando no botão verde "+".


Janela 1: Coordenadas
 

eqmod


LST: Hora angular
RA: Coordenada RA atual
DEC: Coordenada DEC atual
AZ: Coordenada azimute atual
ALT: Coordenada altitude atual
Pier Side: Localização da montagem nos hemisférios


Janela 2: Coordenadas Angulares
 

eqmod


Nessa opção são mostrados 2 relógios, sendo que o primeiro representa a coordenda RA e o segundo a coordenada DEC.


Janela 3: Central de Mensagens
 

eqmod


Mostra os últimos comandos transmitidos para a montagem e outras informações como versão do firmware da montagem e do EQmod.

Log to File: grava o log em um arquivo.
A: botão color para selecionar uma cor diferente para a fonte da janela de mensagem.
X: botão clear para limpar o histórico da janela da central de mensagens.


Janela 4: PEC

 

eqmod


É a janela onde se grava e aciona a correção de erro periódico da montagem.
A gravação do PEC é automática, basta para isso iniciar a guiagem automática com o PHD Guiding a exemplo, e depois apertar o botão REC desta janela para iniciar. Após cerca de 8 minutos de gravação e depois de seu término a tecla Play é habilitada para a qualquer momento iniciar a correção periódica.

Além dos botões de gravação e play da PEC, no centro da janela há os botões para Carregar um Arquivo PEC já feito anteriormente, Gravar o Arquivo PEC em outro diretório no computador e outro para Apagar da Memória a PEC atual.

Nos botões a direita há a primeira opção de Inserir a Curva PEC na memória em outro arquivo e a segunda opção que é o botão PEC Setup para configurações.


Janela 5: Controle Manual
 

eqmod


Essa janela é na verdade uma repetição dos comandos abaixo de controle manual da montagem.


Slew Controls, Track Rate e Park Status: São as principais janelas do EQmod e servem para controlar a montagem, ligar os modos de acompanhamento de astros e estacionamento da montagem.

eqmod

Slew controls:

W, N, S, E - são os 4 principais comandos direcionais oeste, norte, sul e leste, que servem para corrigir a posição da montagem manualmente. O botão no centro (Stop) serve para parar a montagem e evitar algum choque da montagem ou telescópio no tripé. Estes controles podem ser substituídos pelo joystick quando acoplado a uma porta USB do computador, o qual oferece uma interface muito mais rápida e intuitiva no controle da montagem, principalmente quando é preciso fazer o alinhamento do telescópio com algum astro para regulagem do sistema GoTo.

PAD: Abre uma outra janela que permite através do clique e movimento do mouse sobre a áera de comando controlar a montagem de uma forma bem intuitiva.

RA Rate e DEC Rate: Serve para controlar a velocidade de movimentação da montagem durante os controles manuais. Essa velocidade pode variar de 1x a 800X e ao lado desses botões existe uma caixa de opções de 1 a 4 (esses valores podem ser mudados na janela de setup do EQmod) que permite chegar a velocidades pré-programadas através de 1 clique. O controle de velocidade deve ser alterado de acordo com a necessidade para se atingir maior ou menor precisão no movimento. Normalmente nas estapas finais de alinhamento do sistema GoTo utiliza-se uma velocidade de 16X ou 8X para chegar precisamente no astro escolhido para alinhamento.

RA Reverse e DEC Reverse: através da esolha dessas opções é possível inverter a direção de movimentação da montagem através dos controles manuais W, S, N e E.

Botão EQtour (ícone binóculos): abre o módulo EQtour que funciona como o GoTo do EQmod e permite mover a montagem diretamente para um astro escolhido em uma lista de milhares de astros disponíveis. 

Botão Mosaic: abre o módulo EQmosaic que permite a configuração automática de fotos no estilo mosaico.

Botão Spiral: aciona o modo espiral que inicia uma série de movimentos da montagem em forma de espiral para procurar um astro que esteja próximo da posição atual do telescópio.
Existe uma barra deslizante ao lado do botão espiral que serve para definir o tamanho do retângulo total que é descrevido pelo movimento espiral, quanto maior o valor maior a amplitude do movimento.


Janela Track Rate:

Botão Stop: para imediatamente o acompanhamento da montagem a algum astro. Deve-se ficar atento a este botão durante o movimento do GoTo caso a montagem faça algum movimento que entre em rota de colisão física com alguma estrutura próxima.

Botão Sideral: liga a motor de acompanhamento da montagem para astros como estrelas, planetas, astros do céu profundo, etc.

Botão Lunar: liga o motor de acompanhamento, mas somente para acompanhamento da lua que tem uma velocidade um pouco menor em relação a velocidade sideral.

Botão Solar: liga o motor de acompanhamento para velocidade de acompanhamento somente do sol que tem uma velocidade também diferente.

Botão Exclamação: liga o motor de acompanhamento para velocidade customizada dos eixos RA e DEC, o valor da velocidade sideral corresponde a 15,04167.

 

Janela Park Status: aciona o modo para estacionamento da montagem

Só existe um botão para acionar o sistema de estacionamento da montagem, onde ela é levada para a posição inicial antes de a ter ligado. Necessariamente a posição inicial deve configurada ou posicionada de forma que o telescópio esteja apontado para o polo sul (ou norte) celeste. E essa precisão na posição de estacionamento é importante para que haja precisão nos comandos GoTo com o Stellarium ou EQtour e também para não perder os alinhamentos feitos anteriormente. Caso desligue a montagem sem acionar esse comando será necessário refazer manualmente a posição de estacionamento da montagem através de alguma referência colocada na montagem.

 

Janela Site Information:

Essa janela é uma redundância no modo de configuração do Site Information na janela inicial de SETUP do Stellarium Scope e só deve ser configurada caso a montagem seja posicionada em outro lugar geográfico.
 

eqmod


Botão salvar: salva um perfil novo resultado da configuração de um local diferente de observação.

Caixa de Seleção do Perfil: permite escolher um perfil salvo para utilização.

Coordenadas Latitude, Longitude e Altitude: permite digitar as coordenadas de latitude e longitude. Essas informações já foram digitadas na janela de setup do Stellarium Scope.

Botão GPS e SET: configura as coordenadas automáticas de localização segundo dispositivo GPS conectado ao computador.

Botão Polar Star HA: Esta opção mostra ao lado um botão de horário polar que corresponde a posição da estrela de referência em relação ao polo celeste. Ao lado deste há outro botão para selecionar a estrela de referência que pode ser polaris no hemisfério norte ou as estrelas Chi octantes, Tau Octantis e Sigma Octantis no hemisfério sul. Essa informação é importante para referência quando o usuário for olhar pela luneta polar e poder girá-la e orientá-la corretamente com a posição das estrelas próximas ao polo celeste no céu. Apesar de ser uma boa idéia na prática não funciona muito bem, principalmente nas grandes cidades onde a poluição luminosa "apaga" as estrelas com menor magnitude aparente, sendo praticamente impossível observá-las através da luneta de alinhamento polar. Neste caso outros métodos de alinhamento polar poderão ser usados.
 

eqmod


Ao clicar sobre o botão de horário polar é aberta a janela acima.

Botão com a seta verde e estrela: Serve para girar a montagem conforme horário na caixa de seleção abaixo e também para desobstruir a luneta polar que é ocultada pelo suporte da haste de contra-pesos da montagem.

Botão +casa: serve para salvar a posição do polo celeste.

Botão seta casa: serve para carregar uma posição do polo celeste salva anteriormente.

 

Janela Alignment / Sync: Serve para calibrar a precisão do GoTo e que deve ser refeita toda vez que a posição da montagem é alterada ou mesmo quando se movimenta a montagem manualmente através do destravamento da mesma.
 

eqmod


1 - List of Points - Mostra a lista de pontos de alinhamento que estão em utilização na memória do EQmod (ver janela abaixo).

2 - Clear Align - apaga todos os pontos de alinhamento da lista.

3 - Mostra a quantidade de pontos ativos que estão sendo utilizados para o funcionamento da função GoTo.

4 - Clear Sync - apaga o último ponto de alinhamento feito em DXsa e DXsb; mostra o desvio entre a coordenada do astro escolhido e a coordenada real segundo o último ponto de alinhamento.

5 - User Interface - há 2 opções:

Append on Sync - Permite que o EQmod reconheça os pontos de alinhamento adicionados pelo planetário virtual como o Stellarium e para isso basta usar a opção Sync do Stellarium.
Dialog Based - permite que os pontos sejam adicionados manualmente pelo próprio EQmod.

6 - Alignment Behavior - permite definir a quantidade de estrelas a serem utilizadas como referência para o cálculo de alinhamento do GoTo.

7 - Proximity Range - tem opção de 0 a 12 graus; define o ângulo mínimo entre 2 estrelas sendo que quanto maior o ângulo, maior a precisão do alinhamento. Caso o ponto inserido seja menor que o ângulo mínimo o mesmo será apagado.

8 - Local to Pier - define ou não se a montagem é fixa.

9 - Point Filter - define o critério utilizado para cálculo e precisão do GoTo, sendo o método mais preciso igual Quadrante; o segundo mais preciso é Pier Side Only e o último é All (todos).

10 - 3 Point Selection - define o melhor método de alinhamento por três pontos.


Janela Lista de Pontos:
 

eqmod


Alignment List: quadro com lista de pontos capturados através do Sync do Stellarium. Normalmente se deve definir 3 estrelas bem distantes para alinhamento e 1 estrela bem próxima ao objeto astronômico desejado pelo GoTo. Em muitas situações esta escolha de estrelas para o alinhamento irá variar de acordo com a direção, limitada ou não, que o observador se encontra, por exemplo, prédios, árvores, montanhas podem obstruir a visão para determinada direção geografica, ficando assim um pouco mais limitado na distância de uma estrela geograficamente posicionada em relação a outra.

X: apaga a lista de pontos atual.

Botão Abrir: abre uma lista de pontos de alinhamento salva anteriormente.

Botão Save: salva a lista de pontos atual de acordo com o nome digitado no campo ao lado.

Load Alignment Point: esta opção carrega os pontos de alinhamento automaticamente da sessão anterior. É sugirido manter essa opção sempre marcada caso a montagem esteja em uma estação fixa, pois evita dessa forma, ter que calibrar a toda nova sessão a precisão do GoTo.

Save Alignment Points to Preset On Park: salva automaticamente os pontos de alinhamento no final da sessão quando se utiliza o comando PARK MODE (estacionamento).

Save Alignment Points to Preset On Append: salva automaticamente os pontos de alinhamento a medida que são adicionados pelo Stellarium com o comando Sync.


Janela PARK/UNPARK

Tem a função de definir a posição de estacionamento da montagem.


Antes de explicar os comandos é importante entender como funciona o PARK Mode. Na verdade não existe na memória da montagem ou sistema Ascom uma posição "certa" de estacionamento onde se possa "resetar", caso se perca essa posição inicial da montagem, e assim voltar ao valor original.


Esse ponto de estacionamento deve corresponder na montagem em apontar o telescópio para o polo sul celeste. Considerando que o alinhamento polar foi bem feito e está preciso, então basta colocar o telescópio na posição RA=6 ou 18hs e o eixo DEC na posição 90º que estará na posição de estacionamento correta, o problema é que não temos escalas de eixos RA e DEC precisas e nem temos marcas na montagem para servir de referência para a posição de estacionamento nessas escalas, dessa forma eu sugiro seguir o tutorial do link abaixo e colocar marcas na montagem ,utilizando uma fita crepe com marcas de caneta, com a finalidade de poder recuperar a posição de estacionamento caso tenha que soltar as travas para giro manual da montagem ou a tenha alterado acidentalmente.

Tutorial: http://eq-mod.sourceforge.net/docs/MountHomePosition.pdf
 

eqmod


1 - Park Mode - Estacionar o telescópio na posição de descanso, sendo RA=6h e DEC=90º.

2 - Resync Encoders - Reinicia a posição de estacionamento para a posição atual da montagem. Toda vez que a movimenta manualmente por mover as alavancas de travas da montagem deve retornar-la à posição manualmente, alinhando-a com as marcas feitas na montagem para referência da posição certa de estacionamento e apertar este botão para redefinir a posição.

3 - Unpark Mode - Opção para destravar a montagem após o estacionamento. Uma vez que a montagem está estacionada, a mesma fica travada e não permite fazer movimentos com os controles de direção do EQmod ou fazer GoTo e para tornar a montagem novamente operacionável deve-se utilizar este comando.

4 - Define New Park Position - Permite criar várias posições de estacionamento pré-configuradas e carregá-las depois através de uma barra de opções.

5 - Temporizador de Estacionamento - Através deste botão se inicia um temporizador para fazer automaticamente o estacionamento da montagem, o valor do tempo é definido pela caixa ao lado do botão.

 

Janela Auto Guider Port:

Nessa janela se configura alguns parâmetros relativos ao módulo ASCOM no controle e configuração da autoguiagem, embora a maioria desses parâmetros possam ser configurados, de forma até mais precisa, através do PHD Guiding.
 

eqmod


Ascom Pulse Guide Settings - Determina quais eixos receberão o pulso de autoguiagem e o valor que cada eixo (RA ou DEC) receberão de pulsos, os valores podem variar de X0,1 a X0,9 e indicam a rapidez com que a montagem pode mudar para corrigir um erro de orientação. Na prática nunca utilizei este comando, penso que sempre deverá haver correção nos 2 eixos e sempre com intensidade iguais, este comando deve ser utilizado em situações muito específicas.

RA/DEC Pulse Width Override (x100 msecs) - esse comando faz com que a montagem receba um pulso de duração fixa independentemente do valor do aplicativo (PHD Guiding) mas só funcionará se as caixas estiverem marcadas. Normalmente não se usa e já vem desmarcadas.

Pulseguide Minimum ulsewidth (msecs) - especifica o período mínimo de tempo que o pulso será aplicado e anula qualquer pedido menor de tempo. Normalmente o pulso mínimo é de 50ms, uma vez que não é prático medir com precisão os períodos mais curtos. Valores mais baixos podem ser usados em noites mais calmas onde o gráfico de acompanhamento está mais estável e em noites mais turbulentas com curvas mais instáveis sugerem um valor maior.

 


Janela Mount Limits

Esse comando é muito importante para quem tem a montagem em lugares apertados (como varandas) e com curso limitado com risco de colisão do telescópio.

Na prática pode ser definido valores no eixo RA e DEC para limitar a montagem que e a bloqueiam quando atingem esses valores.
 

eqmod


Botão Configurações (ícone da ferramenta) - Abre a janela de configurações conforme tela abaixo.

Botão Enable Limits - Ativa ou desativa o rastreamento dos limites conforme configurações da janela abaixo.
 

eqmod

 

1 - Default - aplica o padrão que é o eixo RA em 6h ou 18h (eixo horizonte).

2 - No Limit - apaga o valor de limite do meridiano.

3 - Set Current RA - aplica a posição do eixo RA como limite de meridiano.

4 - Gráfico - apresenta a posição atual do eixo RA.

5 - Park On Limit - Quando o limite é atingido a montagem é imediatamente direcionada para a posição de estacionamento.

6 - Apply Limits to Gotos - ativa o limite para os comandos de GoTo.

7 - Auto Meridian Flip - considera a inversão do eixo DEC na mudança de meridiano.

8 - Abrir Arquivo - abre um arquivo de limite de horizonte salvo anteriormente.

9 - Salvar Arquivo - salva um arquivo de limite de horizonte conforme informações de limites atual.

10 - Carregar Pontos Padrão - carrega pontos padrão do horizonte conforme EQmod (0º altitude).

11 - Excluir - exclui pontos de horizonte selecionados.

12 - Adicionar - adiciona mais um ponto de limite de horizonte conforme posição atual do telescópio. Dica: adicione vários pontos conforme necessidade em diferentes posições do telescópio.

13 - Interpolated ou Greatest All - escolha a forma de ligação entre os pontos limites, sendo: Interpolated - uma curva mais suave do tipo senoidal, e o Greatest All - uma curva mais quadrada menos suave.

14 - Coordenada RA e DEC - mostra as coordenadas RA e DEC atuais.

15 - RA/DEC ou  ALT/AZ - permite escolher o formato de coordenadas do campo anterior, entre RA/DEC ou ALT/AZ.

16 - Manual - permite adicionar pontos de limite manualmente, digitando coordenadas.


Janela Other Settings:
 

eqmod


Always On Top - quando marcada essa opção faz com que a janela principal do EQmod fique sobre as janelas de outros programas, essa opção é muito importante que fique marcada principalmente durante o processo de calibração do GoTo (alinhamento), porque é necessário fazer vários ajustes na montagem até alinhar com o astro escolhido.

Sound - permite definir vários tipos de sons para diferentes ações do EQmod.
 

eqmod


Para configurar os sons basta clicar no ícone Open ao lado do comando correspondente e escolher o arquivo de som. Quando tiver terminado de escolher todos os arquivos clique em APPLY CHANGES.

GoTo Rate Limit - permite definir um limite de velocidade de giro da montagem de 1X a 800X.

 

Janela Gamepad Configuration:

Esse recurso permite conectar um joystick de videogame para PC no computador e controlar a montagem através dele, todos os botões podem ser configurados.
 

eqmod


Botão Reinitialize - reinicializa o dispositivo do joystick em caso de problema.

Botão Configurações (ícone ferramenta) - abre a janela abaixo onde é possível configurar todo o joystick.
 

eqmod


A configuração dessa janela é bem simples basta clicar sobre o comando correspondente que deseja atribuir um botão do joystick e clicar sobre o botão do joystick, após isso clique em APPLY CHANGES, ou LOAD DEFAULTS para voltar a configuração original. Em START CALIBRATION é possível ajustar a sensibilidade do joystick aos movimentos.

 

Janela Drift Compensation:

Drift Compensation permite compensar pequenas falhas na velocidade de acompanhamento. Esse comando a partir das versão 1.06 da montagem se tornou obsoleto porque esta falha na velocidade de acompanhamento já foi corrigido e não é mais necessário utilizar este comando. Dica: para saber a versão da monteagem utilizada basta ir na janela CENTRAL DE MENSAGENS.
 

eqmod


Drift Compensation - tem uma barra deslizante que permite aumentar a velocidade do eixo RA.

Auto RA Sync - faz a sincronização da montagem com o EQmod a intervalos regulares, essa opção deve ficar sempre marcada.


Aplicativo EQTOUR:

EQtour é a versão para GoTo do EQmod, melhor do que o módulo Synscan, porém menor do que o Stellarium. O EQtour tem a vantagem de permitir fazer listas personalizadas dos astros preferido e assim fazer um planejamento dos astros a serem observados em uma noite, mas tem a desvantagem de não ter uma interface gráfica para poder visualizar a posição do astro no céu, apesar de mostrar qual a constelação do astro ao lado do nome.


Outra vantagem do EQtour é separar os astros em listas por tipo, por exemplo: nebulosas planetárias, galáxias, aglomerados globulares, estrelas duplas, planetas, etc.


Todas as funções de GoTo e alinhamento inicial do GoTo podem ser feitas pelo Stellarium ou EQtour da mesma forma, parcial ou total em qualquer uma das ferramentas e o que foi feito em uma ferramenta aparece na outra como já executado.
 

eqtour


1 - Listas Disponíveis - permite selecionar listas disponíveis pré-configuradas ou personalizadas salvas anteriormente.

2 - Tour Objects - visualiza lista de objetos conforme seleção do item anterior. Para fazer o GoTo basta clicar duas vezes sobre o objeto escolhido.

3 - Adicionar/Excluir - permite adicionar um objeto ou excluí-lo. Para adicionar basta mover o telescópio e alinhá-lo com o astro desejado e clicar no ícone "+", colocar o nome e o objeto será adicionado a lista escolhida.

4 - List of Objects - entra no arquivo de configuração dos astros e permite adicionar e excluir objetos manualmente através da linha de comando.

5 - Refresh - botão para atualizar a lista de objetos e dados da montagem com o que está apresentado na janela.

6 - Filtros - tem 2 filtros, o primeiro de altitude que mostra na lista somente os astros a partir da altitude escolhida e o segundo filtro mostra apenas os astros com magnitude inferior a escolhida.

7 - Objeto Coordenadas - mostra todas as coordenadas de um objeto escolhido.

8 - Sync - serve para indicar ao sistema de alinhamento do GoTo que a coordenada atual corresponde ao astro escolhido, tem a mesma função do Sync do Stellarium.

9 - Choose Scope - permite escolher a montagem a ser conectada.

10 - Warm Meridian Crossers - emite um aviso quando ocorre a mudança de meridiano do apontamento do telescópio.

11 - Auto Connect on Startup - conecta automaticamente a montagem ao abrir o programa.

12 - Stay on Top - faz com que a janela do EQtour sobreponha a janela de outros aplicativos.

13 - Gamepad - atalho para abrir a janela de configurações do joystick.

14 - Central de Mensagens - mostra um histórico das últimas ações.


Aplicativo EQMOSAIC:

Permite fazer um mosaico de fotos de forma programada, onde se associa um campo angular definido a uma célula do EQmosaic. E pela escolha das células se define o campo total desejado do mosaico o qual posiciona o telescópio automaticamente nos pontos desejados.
 

eqmosaic


1 - Connect - conecta ou desconecta a montagem para iniciar o acompanhamento da montagem e posterior fotos.

2 - Get Position - Sincroniza o ponto atual em que está o telescópio com a célula de centro do mosaico (F6).

3 - Spiral - inicia o módulo espiral de procura para achar um ponto próximo do atual.

4 - Gráfico do Mosaico - dois cliques sobre qualquer célula do mosaico direciona o telescópio imediatamente para o ponto correspondente e possibilita fazer a foto.

5 - Coordenadas - exibe as coordenadas RA e DEC atuais do telescópio.

6 - Message Center - exibe as últimas mensagens de ação ou de alerta enviadas para a montagem.

7 - Auto Spiral - permite fazer o movimento de espiral para achar algum astro próximo.

8 - Choose Scope - escolhe a montagem a ser utilizada.

9 - Frame Size - esta é uma das informações mais importantes; é nesta hora que se informar ao EQmod qual o tamanho do campo que a câmera fotografa em "arc min" para os eixo RA e DEC; é possível também salvar para depois carregar novamente.

10 - Frame Overlap - configura o percentual do valor de sobreposição entre os quadros no eixo RA e DEC.

11 - Session - neste campo onde são salvos e carregados todas as configurações do EQmosaic, uma janela de opções permite escolher rapidamente uma sessão que já esteja na memória.

12 - Warm Meridian Crosses - quando essa opção esta marcada é emitido um aviso no momento em que se cruza o meridiano celeste.

13 - Connect On Startup - conecta automaticamente o EQmosaic a montagem quando o programa é aberto.

14 - Always On Top - mantém a janela do EQmosaic sobreposta sobre à janela dos outros programas.

15 - Show Grid Labels - mostra os rótulos das células do mosaico.


Aplicativo PECPREP:

Esse aplicativo permite visualizar e otimizar a curva de CORREÇÃO DE ERRO PERIÓDICO gerada pelo próprio EQmod na janela correspondente. A eficácia da correção de erro periódico depende de vários fatores, o primeiro é relativo ao tamanho do erro periódico que está ocorrendo, muitas vezes pode estar sendo gerado por erro no balanceamento do telescópio e nesse caso deve-se corrigir primeiro o que está ocasionando. Outro motivo seria por falha no equipamento ou peso excessivo sobre a montagem e neste último caso a simples utilização da correção de erro periódico não irá resolver o problema.


Outro fator importante, porém, muito pouco falado entre os astrônomos e que já foi até explicado pelo autor do PHD Guiding, é que o sistema de autoguiagem muitas vezes, concorre com a correção do erro periódico, por exemplo se o erro periódico tem em sua curva um movimento de RA para o leste e a autoguiagem detectou que a estrela se movimentou para o oeste emitindo um pulso para movimentação da  montagem para oeste, então um comando irá anular o outro e a montagem não se moverá, havendo uma falha no acompanhamento do astro o que provocará um rastro na foto. Para evitar esse problema, em alguns casos, deve-se não utilizar a correção de erro periódico e utilizar apenas a autoguiagem que será o suficiente para acompanhar o astro por vários minutos sem criar rastros na foto. 


Segue abaixo um tutorial básico da utilização do PECprep:


Janela Periodic Error Analysis
 

PECprep


Na parte superior da janela está o gráfico que mostra a curva do erro periódico gravada, sendo o eixo Y a mostrar a amplitude dos movimentos em arcsec/s, cada cor no gráfico representa uma informação diferente, sendo:

Verde = ruído
Azul = dados brutos com tendência removida.
Cinza = dados brutos originais.


Abaixo do gráfico existem botões de marcação para mostrar/ocultar cada tipo de curva do gráfico.

Em Statistics é possível ver cada informação do gráfico em detalhes, sendo que cada termo está representado abaixo:


Worm Period  = período total
Steps Period    = passos período
Peak+               = valor de pico maior
Peak-                = valor de pico menor
RMS PE           = desvio padrão estrela guia
AV PE              = média PE
AV PE+            = média de positivo
AV PE-             = média PE negativo
Max Delta+       = máxima mudança entre 2 amostras sucessivas
Max Delta-        = idem para valores negativos
AV Noise           = média ruído

AutoFilter - ao clicar neste botão o PECprep apresentará uma melhor estimativa da curva PEC.


Em FFT Smoothing são mostrados os 10 sinais mais importantes que contribuem para a curva PE.

As barras de controle Mag Limit, Low Pass e High Pass ajustam a suavização das curvas.


Janela Periodic Error Correction
 

pecprep


Cycle Weightings - permite ajustar a escala vertical do ciclo para deixá-los mais planos possíveis. O botão de marcação embaixo de cada ciclo permite remover ou adicionar cada ciclo. Tem que salvar no FILE - SAVE para que a curva seja realmente modificada.

Periodic Error Curve - mostra os dados PE para cada ciclo sobreposto.

Periodic Error Correction Curve - mostra a média dos ciclos a esquerda.


 

Fonte: http://astronomiaemvix.blogspot.com.br/
Por: Rômulo Queiroz

Publicado por Israel Mussi

2 Comentar para "Tutorial EQMOD"

jorge moraes Em 17 Mar 2015
Muito bom ter este tutorial disponível para consulta. EQMOD é uma plataforma de muito recursos. Embora para sua utilização em toda sua potencialidade faz-se necessário o ensaio de algumas parametrizações, que atendem as características de um sistema optico + montagem utilizado. Responder este comentário
Kajita Em 27 Oct 2014
Realmente muito bom o tutorial. A explicação passo a passo tirou todas as dúvidas no uso desse driver. Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!