Comunicado - Prezados clientes, não estou atendendo a chamadas para o telefone (62) 99632-9606. Por gentileza, para tirar dúvidas entre em contato através de mensagem de audio ou messagens através do whatsapp neste mesmo número.

Quem primeiro mediu a velocidade da Luz? Que método foi usado?

Astrônomo holandês Christiaan Huygens foi quem fez o primeiro cálculo da velocidade da luz. A estimativa foi baseada em observações de quando a sombra de Júpiter eclipsou sua pequena lua Io. 
Usando eclispe de IO para medir a velocidade luz
 
Enquanto Io orbita Júpiter, ele desaparece periodicamente no horizonte do planeta (uma ocultação), ou entra em sua sombra (um eclipse). Depois que Galileu Galilei descobriu Io e outros três grandes satélites de Júpiter (Calisto, Europa e Ganimedes), os astrônomos começaram a observar e registrar o momento exato de eclipses e ocultações das luas. 
 
Em 1672, o astrônomo dinamarquês Ole Christensen Rømer começou a observar as luas de Júpiter, tendo como assistente o astrônomo italiano nascido na frança Giovanni Domenico Cassini, do Observatório de Paris. As observações revelaram que o tempo dos eclipses das luas de Galileu mudou com a distância da Terra, a partir de Júpiter. À medida que a distância aumentava, os eclipses aconteciam com certo atraso de tempo, e como a distância se estreitou, devido ao movimento de translação da Terra, os eclipses ocorreram com um tempo mais reduzido. 
 
A explicação é que a velocidade da luz é finita - não infinita, como alguns acreditavam. Quando Júpiter está mais longe, a luz de Io leva mais tempo para chegar à Terra e, portanto, eclipses parecem ocorrer mais tarde. Cassini a princípio aceitou a idéia, mas depois rejeitou que a luz tinha uma velocidade finita, mas Rømer abraçou esta ideia. Em um artigo publicado no final de 1676, ele atribuiu as variações de tempo nos eclipses de Io, à velocidade imutável de luz. 
 
Rømer não calculou a atual velocidade da luz, no entanto em 1678, o astrônomo holandês Christiaan Huygens usou observações de Rømer em Io para definir a velocidade da luz em 230 mil quilômetros por segundo, ou cerca de 143 mil milhas por segundo. Com base em medições modernas o valor preciso da velocidade da luz é de 299.792,458 quilômetros por segundo. 
 
Geoff Chester, do Observatório Naval dos EUA, Washington, DC
 

0 Comentar para "Quem primeiro mediu a velocidade da Luz? Que método foi usado?"

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!