NOVO LOTE DE ENCOMENDAS - Telescópios e montagens estarão em pré-venda, a partir do dia 20 de Novembro a 20 de dezembro, para formarmos um lote de pedidos. Mais informações sobre o sistema de pré-venda, clique aqui.

PROMOÇÃO - Selecionamos alguns filtros da Optolong para oferecer um desconto de 7%. Compras com pagamento à vista ainda obtém um desconto extra de 5%.

Por que o Sol assume a cor vermelho quando nasce ou se põe no horizonte?

Introdução

Muitas vezes no nosso dia a dia, observamos o nascer ou o pôr do Sol, e sempre ficamos deslumbrados com o seu belo e maravilhoso tom avermelhado. Mas a partir deste evento, nossa curiosidade sempre acaba sendo despertada. Algumas pessoas podem se perguntar: "Por que o Sol quando está no alto do céu, ele aparenta ser amarelo e quando ele começa a se pôr, ele assume uma forma avermelhada?". Estas perguntas que as pessoas fazem a si mesmas, são muito frequentes e possuem uma explicação mais simples do que elas possam imaginar.

Veja o Link: (Starguider)

Por que o Sol assume a cor vermelha quando se põe no horizonte?
Pôr do Sol no Horizonte

As causas

Quando nossa bela estrela está no ponto mais alto do céu, os seus raios de luz, entram verticalmente e fazem um trajeto mais curto em nossa atmosfera antes de chegar até os nossos olhos. A partir disto, o Sol assume a sua comum forma amarelada, pois durante a descida dos raios luminosos, os átomos do gás Nitrogênio situados nas camadas mais altas da atmosfera terrestre, dispersam a luz violeta, anil, verde e principalmente a luz azul do espectro visível do Sol (esta dispersão é conhecida como "dispersão de Rayleigh", isto também explica o porque o céu é azul). As únicas cores que não são dispersadas são o amarelo, laranja e vermelho, mas como a cor amarela é a mais energética entre estas três citadas, ela é a que mais facilmente sensibiliza nossos olhos, fazendo com que perante nossa visão e percepção, o Sol aparente-se ser amarelo. A partir do momento em que o Sol começa a se aproximar do horizonte, seja ele tanto leste como oeste, os raios de luz solar, tendem a percorrer um distância bem maior, desta vez, percorrendo horizontalmente toda a atmosfera para chegarem até nós. Mas só que nessa passagem, o raios luminosos atravessam as mais baixas camadas da atmosfera terrestre, e neste local, há a existência de poluições tais como: partículas de fumaça (Monóxido de carbono [CO] e Dióxido de carbono [CO2]) e partículas de poeira. Estes elementos além de dispersarem a luz violeta, anil, verde e azul, eles também conseguem dispersar a luz amarela e laranja do Sol, mas a única cor do espectro que estas partículas não conseguem dispersar, é justamente a luz vermelha. A luz de cor vermelha é a única que consegue atravessar a atmosfera terrestre sem ser difundida tanto pelo gás Nitrogênio quanto por partículas de poeira e poluição gasosa, isso acaba fazendo com que nosso astro rei, assuma uma bela e bonita forma avermelhada. Esta é causa do porque o Sol é vermelho no horizonte e amarelo próximo ao zênite.


Conclusão

Raios solares durante o por do sol
Raios solares na atmosfera da Terra durante o pôr do Sol.

No final de tudo, é a nossa própria atmosfera e os gases, partículas de poeira e poluições contidos nela, que são os responsáveis pela variação de cor da nossa estrela. De fato, se não houvesse atmosfera na Terra, o Sol teria sua cor original que não é a cor amarela, mas sim, na realidade sua cor Branca. 

Publicado por Israel Mussi

Produtos relacionados com este assunto

3 Comentar para "Por que o Sol assume a cor vermelho quando nasce ou se põe no horizonte?"

Vânio Em 16 Jan 2017
Nos anos 60 e 70 no interior de Santa Catarina, sem poluição e sem poeira já tinha esse céu avermelhado, não acredito nisso, deve ter outra explicação para esse fenômeno. Responder este comentário
Isabela Em 21 Nov 2017
Na vdd já existia pq tinha passado a revolução industrial um século antes,sendo assim a época mais poluída da história
Odair Garcia Em 24 Sep 2015
No alvorecer, o sol aparece uma bola vermelha menor do que quando se põe! Por que? Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!