Comunicado - Prezados clientes, não estou atendendo a chamadas para o telefone (62) 99632-9606. Por gentileza, para tirar dúvidas entre em contato através de mensagem de audio ou messagens através do whatsapp neste mesmo número.

Observação do planeta Vênus

Na luminosidade difusa do amanhecer ou do anoitecer, podemos vê-lo quando ainda se encontra próximo do Sol. No céu escuro também se torna visível. Devemos procurá-lo onde a luz do horizonte indica o nascer ou o anoitecer. Devido à sua intensa luminosidade esse planeta se mostra visível até mesmo durante o dia. Mesmo com pequenas lunetas de 30mm a 40mm de abertura poderemos acompanhar as suas fases, e com refratores de 50mm a 60mm a observação das fases serão melhor definidas.

Com instrumentos de porte moderado como refratores de 70mm a 90mm e refletores com 100mm, utilizando 100x a 150x de aumentos podemos observar as diferenças nas pontas do "crescente" em Vênus, com uma delas sempre apresentado uma forma mais pronunciada enquanto a outra apresenta-se mais obtusa. Com a ajuda dos filtros #12-amarelo e o #34-amarelo algumas manchas poderão serem registradas na camada superficial de nuvens que cobrem o planeta.

Com refletores entre 150mm e 180mm e aumentos entre 150x e 200x manchas sombrias serão registradas com mais frequência em sua camada de nuvens. Com instrumentos de grande porte tais como os refratores de 100mm de abertura ou refletores de 200mm a 300mm e possibilitando aumentos de até 250x poderemos observar variações nessa pontas, tanto no seu brilho quanto na sua extensão, além de um maior números de manchas sombrias no globo do planeta, além da misteriosa luz cinzenta. Por exemplo, quando olhamos para a nossa Lua crescente à noite, podemos perceber muitas vezes o lado escuro fracamente iluminado pela luz refletida da terra, a luz cinérea.

No caso de Vênus, apesar de não possuir uma lua, e quando este planeta se encontra em fase crescente também apresenta um efeito semelhante chamado de luz cinzenta. a sua observação deve ser cuidadosamente anotada ou fotografada. A sua atmosfera é extremamente densa, contendo grandes quantidades de ácido sulfúrico, nitrogênio e gás carbônico, quase sem oxigênio e vapor de água. A densidade atmosférica é tão alta que se um hipotético observador na superfície de Vênus olhasse para a frente, ele veria os raios luminosos sendo refratados darem uma volta completa no planeta, fazendo com que o observador ao olhar para frente veria a imagem destorcida da parte de trás de sua própria cabeça. A pressão atmosférica e a temperatura em Vênus são tão altas que se um astronauta ao pousar lá saisse para explorar a sua superfície, seria esmagado e carbonizado imediatamente. Sob vários aspectos ele é um planeta muito interessante de se observar além dele esconder bem os seus segredos.

0 Comentar para "Observação do planeta Vênus"

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!