A partir do dia 01 de maio de 2017 até às 23:59hs do dia 30 de maio de 2017, a Loja Tellescópio Acessórios estará realizando uma promoção relâmpago. Será concedido um desconto de até 25% nas câmeras CCD, CMOS e alguns acessórios que levam as marcas QHYCCD e ZWO Optical. Clique aqui e saiba mais!

 

Magnetosfera: O escudo magnético da Terra

magnetosfera-redição
Campo magnético da Terra.

Terceiro planeta a partir do Sol, maior planeta entre os telúricos e quinto maior planeta do sistema solar, este é o nosso planeta Terra. Mas além destas características, nosso planeta possui outras características tais como: estar na zona habitável, local onde é possível a existência de água no seu estado liquído, estar a uma distância certa do Sol, onde a temperatura do nosso planeta não é nem muito alta e nem muito baixa, existência de uma densa atmosfera, composta principalmente de gás oxigênio (O2), ozônio (O3) e nitrogênio (N2), e o mais principal, este é o único planeta do sistema solar que pode abrigar complexas formas de vida. Estas últimas duas características não seriam possíveis se nosso planeta não possui-se um forte campo magnético. 

Nosso campo magnético é constituido por diversas linhas de indução magnética, que originam-se no pólo sul geográfico e se dirigem para o pólo norte geográfico. Estas linhas ficam dispostas em várias longitudes diferentes em torno do nosso planeta, permeando o espaço próximo a Terra, formando uma grande estrutura magnética, denominada magnetosfera. Este "escudo magnético", possui uma extrema importância para a existência da atmosfera e a vida no nosso planeta, pois ele é o responsável por conter as partículas radioativas provindas do Sol. 

 

aurora boreal
Aurora Boreal

Estas partículas de radiação, são emitidas através da superfície da nossa estrela, principalmente em eventos conhecidos como EMC (Ejeção de Massa Coronária). As EMCs, são explosões que ocorrem na superfície solar, expelindo grandes quantidades de partículas e núcleos atômicos de elementos eletricamente carregados para o espaço, constituindo o vento solar. Quando uma destas partículas entram em contato com o campo magnético terrestre, elas acabam sendo capturadas e ficam aprisionadas no nosso campo (devido ao grande condensamento destas partículas no campo magnético, estas partículas formaram um grande cinturão de radiação, denominado ''cinturão de Van Allen"). Desta forma, estas partículas ficam impedidas de penetrarem na nossa atmosfera e proeminentemente, penetrarem na superfície do nosso planeta. Se não fosse a existência da magnetosfera, nós seriamos bombardeados frequentemente por intensas quantidades de partículas e núcleos atômicos altamente energéticos e radiativos, que instantâneamente interagiriam com qualquer tipo de célula animal, danificando-as e destruido-as completamente, matando qualquer tipo de organismo vivo em nosso planeta, impossibilitando a existência da vida e a manutenção desta.

A existência da nossa atmosfera, deve-se principalmente a forte força gravitacional do planeta Terra, mas também não seria possível sua existência, se não fosse o campo magnético terrestre. Se não existisse a magnetosfera, as partículas do vento solar, ingressariam facilmente na nossa atmosfera e interagiriam com os gases nela existentes. As consequências destas interaçōes seriam drásticas, pois o vento solar, varreria nosso envólucro gasoso, arrancando pouco a pouco camada por camada da nossa atmosfera, expelindo-a completamente para o espaço. Sem a existência de uma atmosfera, seria impossível a vida dos seres aeróbios, tendo em vista que estes dependem exclusivamente do oxigênio para sobreviverem.

magnetosfera exemplos

Graças ao nosso escudo magnético, nossa atmosfera fica protegida da forte e violenta radiação cósmica e graças a este escudo magnético, a vida pode encontrar estabilidade para viver e se desenvolver, seguro do ambiente hostíl da radiação solar.

Publicado por Israel Mussi

Produtos relacionados com este assunto

5 Comentar para "Magnetosfera: O escudo magnético da Terra"

Joaquim ferreira André Em 22 Aug 2016
na minha opinião marte nem precisava sê citado pela a sua dimensão fica Fácil entender que não precisaria contar com o Esplendor da magnetosfera que Responsabiliza por tantas vidas e vegetes do gigante planeta tera. Responder este comentário
Kajita Em 26 Jan 2015
Obrigado pelos esclarecimentos Thiago. Abraço! Responder este comentário
Kajita Em 27 Oct 2014
Tenho uma dúvida. O artigo diz que se não fosse o campo magnético nossa atmosfera seria varrida pouco a pouco. Porém, pelo que sei Marte não tem magnetosfera, mas isso não aniquilou a atmosfera marciana. Abraço! Responder este comentário
Thiago Martins Em 27 Oct 2014
(...) Poucos locais da superfície de Marte, possuem campo magnético. Apenas locais em que haja a presença de uma grande concentração de rochas ferromagnéticas, irão ter a proteção de um campo magnético local. Se o planeta vermelho não possui-se tais rochas, não haveria campo magnético e proeminentemente o vento solar varreria completamente a tênue atmosfera marciana. Mas como estas rochas estão presentes e distribuídas no solo marciano, pequenos campos magnéticos são estabelecidos, e a atmosfera destes locais ficam resguardadas do vento solar. Graças ao seu fraquíssimo (mas não inexistente) campo magnético, que Marte possui atmosfera. Abraços Kajita!
Thiago Martins Em 27 Oct 2014
Prezada Kajita, por mais que Marte não possua uma magnetosfera, ele ainda possui um fraco e pequeno campo magnético. Isso deve-se ao fato da existência de rochas de natureza ferromagnética, sobre a superfície marciana. Estas rochas foram magnetizadas quando Marte, possui-a a presença de um forte campo magnético similar ao da Terra e devido a propriedade intrínseca destas rochas, elas conservaram seu magnetismo até os dias atuais. Isso atribuiu a Marte, (por mais que fraco e quase insignificante) um campo magnético, que é eficaz o suficiente para proteger uma pequena parte de sua atmosfera do vento solar. (continua...)

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!