A partir do dia 01 de maio de 2017 até às 23:59hs do dia 30 de maio de 2017, a Loja Tellescópio Acessórios estará realizando uma promoção relâmpago. Será concedido um desconto de até 25% nas câmeras CCD, CMOS e alguns acessórios que levam as marcas QHYCCD e ZWO Optical. Clique aqui e saiba mais!

 

Eventos Celestes Visíveis em Setembro 2015

O mês de setembro de 2015 está sendo um mês especial para a astronomia!
O cometa C/2013 US10 (Catalina) está superando todas as expectativas, apesar de não estar visível (ainda) a olho nú, o cometa está diminuindo rapidamente a sua magnitude.
O cometa já pode ser observado com binóculos, lunetas ou telescópios e o observador pode tirar uma astrofoto de lembrança!
Nunca mais veremos este cometa, pois o seu período orbital é muito longo. 

 

Cometa C/2013 US10 (Catalina) câmera QHY9
Cortesia: Leandro Fornaziero - Captura com câmera QHY9 Mono.

 

Caso seja confirmada as previsões, o cometa Catalina estará visível a olho nú no final da madrugada do final do ano de 2015!

O Brasil poderá ver em sua totalidade  o Eclipse Lunar Total na noite da virada do dia 27 para o dia 28 de setembro.
Uma semana antes do eclipse lunar, irá acontecer o evento internacional de observação da Lua, International Observe the Moon Night (InOMN). A comunidade astronômica brasileira está agendando os eventos para a população no InOMN e no Eclipse Lunar Total.

A Lua irá dar o espetáculo em todo o mês de setembro com várias conjunções antes do eclipse, o espetáculo da Lua começa após o feriado do de 7 de setembro.
No fim da madrugada do dia 10 de setembro, a Lua estará com luz cinérea, formando um lindo triângulo celeste com os planetas Vênus e Marte antes do amanhecer.
No dia 15 de setembro o espetáculo já é no entardecer, a Lua faz um triângulo celeste com Mercúrio e a estrela Spica (Alpha Virginis), 3 dias depois, a Lua estará muito próxima em distância angular do planeta Saturno , ambos os astros estarão na constelação de Libra.

No sábado, 19 de setembro de 2015, irá acontecer o evento internacional de observação da Lua, o International Observe the Moon Night (InOMN). Vários grupos de astronomia, clubes de astronomia e astrônomos amadores estarão sediando eventos para esta data. 

Dia 23 de setembro é um dia especial, é o Dia do Equinócio de primavera para o hemisfério sul ou outono para o hemisfério norte. Um dia para observar o nascer e por do Sol, pois é somente neste dia que o Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a oeste.
Na noite do dia 27/28 de setembro acontece o evento astronômico de 2015, o Eclipse Lunar Total, o evento astronômico do ano com a “Super Lua do ano” e uma conjunção celeste de planetas no final da madrugada do eclipse.

Antes do eclipse, os planetas Saturno (visível a olho nu), Urano (não visível a olho nu) e o cometa C/2013 US10 (Catalina) poderão ser observados com binóculos, lunetas ou telescópios, depois é só apreciar a olho nu o Eclipse Lunar Total

 

Eclipse Lunar

 

 

TODOS OS HORÁRIOS SEGUEM A HORA DA BRASÍLIA!


1 de setembro - Terça-feira.
O brilhante planeta Vênus (Mag-3,9) surge a leste por volta das 5 da madrugada.
O planeta Marte (Mag +1,9) surge em seguida, 40 minutos depois, junto com os primeiros raios solares.
A noite a Lua está próxima de Urano  em distância angular na constelação de Peixes. Urano com magnitude +6 não pode ser observado a olho nu, mas pode ser facilmente identificável com lunetas binóculos ou telescópios devido a sua cor azul.

 

4 de setembro – Sexta-feira.
A Lua 61% iluminada nasce na primeira hora da madrugada na constelação de Touro, próximo da aglomerado das Plêiades (M 45) e da brilhante estrela Aldebaran (Alpha Taurii).
O planeta Mercúrio (Mag +0,4)  estará em máxima elongação (27º em relação ao Sol) na constelação de Virgem. É uma ótima oportunidade de ver  olho nu ao anoitecer o menor planeta do sistema solar que estará visível por volta das 18:30 até às 19:30.
Mercúrio estará ao lado da estrela binária Porrima (Gamma Virginis), com magnitude +3,4. 
Devido a sua órbita em relação a Terra, Mercúrio rapidamente baixa no céu após alguns dias.
Aproveite para observar a rápida “dança do planeta” Mercúrio, duas semanas depois da maior elongação, será difícil de observar Mercúrio ao anoitecer.

 

Planeta Mercúrio Visível

 


5 de setembro – Sábado
Na primeira hora da madrugada, a Lua surge na constelação de Touro muito próxima da brilhante estrela vermelha Aldebaran (Alpha Tauri).
Aldebaran (Mag +0,8) é a estrela que simboliza o “olho do Touro”, a outra estrela do olho é a estela Ain (Epsilon Tauri) com magnitude +3,5.
A Lua entra em fase minguante às 6:54.

 

6 de setembro – Domingo.
Lua em declinação máxima norte, 18,1º.

 

7 de setembro - Segunda-feira. 
A partir das 4 da madrugada, a Lua com luz cinérea surge entre as pernas dos gêmeos na constelação de Gêmeos, próximo da estrela Alhena (Gamma Geminorum) com magnitude +1,9. 
Abaixo da estrela Alhena (Gamma Geminorum) estará as brilhantes estrela binária Castor (Mag+1,9) e Pollux  (Mag +1.5), estrelas alfa e beta da constelação que simbolizam as cabeças dos gêmeos.
Observe ao anoitecer o planeta Mercúrio (Mag +0,5) na constelação de Virgem e o planeta Saturno (Mag +0,7) na constelação de Libra, muito próximo da bela constelação de Escorpião.
Acima de Mercúrio estará a brilhante estrela Spica (Alpha Virgins) com magnitude 0,9. A brilhante estrela simboliza o estado do Pará na bandeira do Brasil e está acima da inscrição ORDEM E PROGRESSO.
O espetáculo de Mercúrio é visível até às 19:20. O menor planeta do sistema solar começa a se despedir do céu do anoitecer.

 

 


10 de setembro – Quinta-feira.
A Lua nasce a partir das 5 da madrugada, com luz cinérea e  iluminada somente 7%.
O nosso satélite natural estará em conjunção com o brilhante planeta Vênus (Mag -4.1)  e Marte (Mag +1,9), formando um lindo triângulo celeste antes do amanhecer.
O show celeste é rápido e é necessário ter o horizonte leste livre de obstáculos.

 

Lua iluminada 7%

 


13 de setembro – Domingo.
Lua Nova às 3:42.
Eclipse Parcial do Sol, não visível no Brasil !

 

Mapa do Eclispe Solar.
Evento não será visível no Brasil

 


14 de setembro – Segunda-feira.
Lua no apogeu (mais distante da Terra) distante 406.465 km.
A Lua estará iluminada somente 2% e poderá ser observada a oeste por um breve momento.

 

15 de setembro – Terça-feira.
Triângulo Celeste com a Lua, Mercúrio (Mag +0,8) e a estrela Spica (Alpha Virginis).
Acima da Lua estará a brilhante estrela Spica (Alpha Virgins) com magnitude 0,9. A brilhante estrela simboliza o estado do Pará na bandeira do Brasil e está acima da inscrição ORDEM E PROGRESSO.
A Lua estará com luz cinérea, iluminada somente 5,8%, abrilhantando o rápido espetáculo do anoitecer que será visível com o horizonte oeste livre até às 18:40.
São os últimos dias desta temporada para observar Mercúrio ao anoitecer.
Acima de Vênus, Lua e Spica estará o planeta Saturno (Mag +0,7) na constelação de Libra, mas muito próximo da bela constelação de Escorpião.

 

triângulo celeste entre lua, mercúrio e estrela

 


17 de setembro – Quinta-feira.
10 DIAS PARA O ECLIPSE LUNAR TOTAL (27/28 DE SETEMBRO).

 

18 de setembro – Sexta-feira.
Lua com luz cinérea, 25% iluminada, estará muito próxima em distância angular do planeta Saturno, com magnitude +0,7. Os astros estarão na constelação de Libra, mas muito próximo da constelação de Escorpião, uma das constelações mais fáceis de identificar no céu.
Esta é uma das regiões mais belas do céu, com a presença de vários aglomerados estrelares, alguns visíveis a olho nu.
A Lua e o planeta Saturno se põem por volta das 22 horas.

 

Lua iluminada 26%

 


19 de setembro – Sábado (International Observe the Moon Night-InOMN).
8 dias para o Eclipse Lunar Total.
Neste dia, toda a comunidade astronômica estará observando a Lua, Saturno e o cometa C/2015 US10 (Catalina) em “um preparativo” para a grande noite astronômica de 2015 que irá acontecer na semana seguinte.
A Lua estará iluminada 35% na constelação de Ofiúco, próximo da estrela binária Sabik, com magnitude +2,4.
A lua estará ao lado da bela constelação de Escorpião, uma das constelações mais fáceis de identificar no céu. Observe a Lua próxima da estrela vermelha Antares (Alpha Scorpii) na constelação do Escorpião.

 

Cometa C/2013 US10 - Calatina

 


20 de setembro – Domingo.
7 dias para o Eclipse Lunar Total.
A Lua estará próxima da estrela Sabik (Eta Ophiuchi) na constelação do Ofiúco.

 

21 de setembro – Segunda-feira.
6 dias do Eclipse Lunar Total.
Lua em fase crescente às 5:59, na linda constelação de Sagitário.
A região de Sagitário é uma das regiões mais belas do céu.

 

23 de setembro – Quarta-feira.
4 dias para o Eclipse Lunar Total.
Primavera para o Hemisfério Sul e Outono para o Hemisfério Norte às 5:18.

 

Primavera no Hemisfério Sul

 
O dia nasce com o Sol de Primavera !
Observe o nascer e o por do Sol, somente nos dias da primavera e outono, o Sol nasce exatamente no ponto cardeal leste e se põe exatamente o ponto cardeal oeste.
Neste dia o dia e a noite tem a duração igual.
Na última hora do dia, a Lua oculta a estrela binária Dabih (beta Capricorni) na constelação do Capricórnio. A estrela Dabih Major tem magnitude +3.1.

Lua na constelação de Capricórnio

 

Beta Capricorni é uma dupla fácil de observar, oferecendo um contraste de cores muito boas para o pequeno telescópio. Dabih está situada a 500 anos luz  de distância e sua luminosidade é de cerca de 1.500 vezes a do Sol. Beta B é uma estrela dupla de magnitude 6.1 que forma com ela um par ótico.

 

24 de setembro – Quinta-feira.
3 dias para o Eclipse Lunar Total

Planeta Marte (Mag +1,9) a somente 0,5º da estrela Regulus (Alpha Leonis), com magnitude +1,3.
Visível a partir das 5 da madrugada até antes dos primeiros raios de Sol.
Acima dos astros estará o brilhante planeta Vênus (Mag -4,2) e abaixo o brilhante planeta Júpiter (Mag -1,2).
O planeta Júpiter somente pode ser observado com o horizonte oeste livre de obstáculos.
Os planetas Vênus e Júpiter e a estrela Regulus (Alpha Leonis) deram o show celeste no início de 2015 ao entardecer e agora não o show no final da madrugada na “dança dos planetas”.

 

Planeta Marte Visível


Esta conjunção planetária estará visível no final da madrugada na noite do Eclipse Lunar Total.

 

27 de setembro – Domingo -  ECLIPSE LUNAR TOTAL E “A SUPER LUA DO ANO”.
 

Eclipse Lunar Visível em todo território nacional

 

A comunidade astronômica não irá esquecer desta “longa noite” tão cedo.
A Lua nasce no céu ao anoitecer muito grande (ilusão de ótica), devido a Super Lua.
Ao anoitecer poderá ser observado com luneta, binóculo, telescópio ou até fotografado o cometa C/2013 US10 (Catalina), o cometa estará na constelação do Centauro. O cometa por enquanto não pode ser observado a olho nu, mas no final de 2015, nas noites de Natal e Ano Novo o cometa Catalina dará o show nos finais das madrugadas, podendo ser observado a olho nu conforme as previsões iniciais. No dia 15 de novembro será o periélio do Cometa C/2013 US10 (Catalina).
O cometa Catalina está superando todas as previsões iniciais, no dia do eclipse o cometa estará com magnitude +6!  

 

cometa catalina magnitude 6

 

O planeta Saturno (Mag +0,7) estará visível a olho nu no céu até às 21:30 na constelação de Libra, abrilhantando o espetáculo do eclipse lunar total.
O Eclipse Lunar Total será visível em todo o território nacional, iniciando às 21:11 a Fase Penumbral, tendo o início do Eclipse Lunar às 22:07, com o meio da totalidade acontecendo às 23:47, depois começa a terminar o eclipse às 00:23, com o eclipse terminando com a Lua saindo da fase penumbral às 2:22 da madrugada de segunda-feira (28) no horário de Brasília.
Quem possuir um binóculo, luneta ou telescópio, poderá ver a Lua ocultando as estrelas HIP 1325 (Mag +6,9) e depois a estrela HIP 1421 (Mag +6.1), isto irá acontecer no ápice do Eclipse Lunar.

 

horário eclispe lunar

 

Às 22:45 a Lua estará no perigeu (Menor distância do centro da Terra com centro da Lua).
O nosso satélite estará a 356.876 km da Terra . 

Às 23:50  a Lua entra na  fase Cheia na constelação de Peixes. É esperada fortes marés altas e baixas por causa da Super Lua do ano!

 

 
NÃO DEIXE O SEU CARRO NA PRAIA PARA VER O ECLIPSE OU PODERÁ SER SURPREENDIDO COM A ALTA DA MARÉ !

Em 2015, essa será a Lua mais próxima da Terra, ou “A Super Lua” do ano, a próxima Super Lua e a última das três consecutivas irá acontecer em outubro.
Somente em 2033 teremos uma Super Lua com estas características.

 

A peculiaridade deste Eclipse Lunar Total se deve ao fato dele fazer parte de uma tétrade: são quatro eclipses lunares totais seguidos. O primeiro ocorreu em 15 abril de 2014, o segundo em 8 de outubro de 2014, o terceiro em 4 de abril de 2015 e este será o quarto e último eclipse lunar consecutivo. A última tétrade aconteceu entre 2003 e 2004 e a próxima está previsto para 2032 e 2033.
No final da madrugada acontece a conjunção de Vênus, da estrela Regulus (Alpha Leonis), Marte e Júpiter. Neste momento a Lua Cheia estará se pondo a oeste.

 

Lua se pondo a oeste

 
O brilhante planeta Vênus estará com magnitude -4,2. Marte estará com magnitude +1,9 e Júpiter estará com magnitude -1,2.
A estela Regulus tem a magnitude +1,3.

 

28 de setembro – Segunda-feira.
No final madrugada, observe a conjunção de Vênus, Regulus, Marte e Júpiter.
Urano (Mag 6,0) estará muito próximo da Lua em distância angular. Os astros estarão distantes somente 0,4º e o espetáculo começa ao anoitecer.
Apesar de Urano não ser visível a olho  nu, o penúltimo planeta do sistema solar pode ser observado com binóculos, lunetas e telescópios. O brilho lunar irá interferir na observação.

 

lua

 

30 de setembro – Quarta-feira.
Mercúrio em Conjunção Inferior.
O menor planeta do sistema solar passa para o céu da madrugada, sendo visível em meados de outubro.

 

 

Publicado por Israel Mussi

Produtos relacionados com este assunto

2 Comentar para "Eventos Celestes Visíveis em Setembro 2015"

Obllivious Em 29 Sep 2015
Muito legal Mussi. Informações detalhadas e interessantes. Responder este comentário
Milton Em 19 Sep 2015
Que demais esse artigo. Mais completo... impossível. Muito obrigado por compartilhar essas informações! :) Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!