NOVO LOTE DE ENCOMENDAS - Telescópios e montagens estarão em pré-venda, a partir do dia 20 de Novembro a 20 de dezembro, para formarmos um lote de pedidos. Mais informações sobre o sistema de pré-venda, clique aqui.

PROMOÇÃO - Selecionamos alguns filtros da Optolong para oferecer um desconto de 7%. Compras com pagamento à vista ainda obtém um desconto extra de 5%.

Eventos Celestes Visíveis em Novembro 2015

Durante todo mês de novembro de 2015, os brilhantes planetas Vênus e Júpiter e ainda o planeta vermelho Marte, dão o show céu ao leste, com os astros visíveis no final da madrugada nas constelações de Virgem e Leão.
Saturno se despede do céu do entardecer na constelação de Escorpião. No dia 30 de novembro, o planeta dos anéis entra em conjunção superior com o Sol.

O mês de novembro tem duas chuvas de meteoros de baixa atividade, as chuvas de meteoros Taurídeos e Leonídeos. Neste ano de 2015 a Lua não irá interferir na observação nestas duas chuvas de meteoros.

O cometa C/2013 US10 (Catalina) irá passar pelo periélio solar no dia 15 de novembro e poderá ser a surpresa astronômica nas últimas noites de novembro, quando já poderá ser observado com binóculos, lunetas ou telescópios. Antes da conjunção o cometa Catalina estava surpreendendo a comunidade astronômica, mesmo não sendo visível a olho nu. 

O cometa Catalina talvez poderá ser visível no final do ano de 2015, caso as previsões se concretizem.

 

OS HORÁRIOS SEGUEM O HORÁRIO DE BRASÍLIA NO HORÁRIO DE VERÃO BRASILEIRO!

 

1º de novembro – Domingo.
A Lua surge na primeira hora do dia na constelação de Gêmeos, entre as pernas dos gêmeos, próximo em distância angular da estrela Alhena, com magnitude +1,9. 
A Lua estará iluminada 72%.

 

vênus e marte

 

Os planetas Vênus (Mag -4,3) e Marte (Mag +1,7) estarão separados por somente 1,1º de distância angular na constelação de Leão. O brilhante planeta Júpiter (Mag -1,8) estará acima.
 

2 de novembro –Segunda-Feira.
Vênus e Marte separados por somente 0,5º em distância angular.
Vênus estará na constelação de Leão e Marte na constelação de Virgem.

 

Vênus e Marte

 

3 de novembro – Terça-Feira
A Lua na madrugada estará próxima do Aglomerado do Presépio (M 44).
A Lua entra em fase minguante às 10:24.

 

5 de novembro – Quinta-Feira.
Lua ao lado da estrela Regulus (Alpha Leonis), com magnitude +1,3 na constelação de Leão.

 

6 de novembro – Sexta-Feira.
Lua com luz cinérea, iluminada 24% estará acima do brilhante planeta Júpiter. Visível a partir das 3:30 até o início do amanhecer.

 

7 de novembro – Sábado.
A Lua iluminada 16% e com luz cinérea faz um lindo triângulo celeste com os planetas Vênus (Mag -4,3) e Marte (Mag +1,6). O espetáculo será visível a partir das 4:20 até antes do amanhecer.
Em locais sem poluição luminosa, o observador poderá notar de penetra no triângulo celeste a estrela Zavijava (Beta Virginis), com magnitude +3,3.
A Lua estará no apogeu às 2 horas, distante 405.722 Km da Terra.

 

Lua iluminada 16 por cento

 

8 de novembro – Domingo.
No final da madrugada os planetas Júpiter, Vênus, Marte e a Lua com luz cinérea fazem um alinhamento celeste. Júpiter estará separado da Lua 20º em distância angular.
A Lua estará iluminada somente 10% e com luz cinérea.
Após o por do Sol observe Saturno (Mag +0,5) se despedindo do céu do anoitecer, visível a oeste na constelação de Escorpião.

 

júpiter, venus, marte

 

9 de novembro – Segunda-Feira.
A Lua iluminada somente 5% estará em distância angular ao lado da estrela Spica (Alpha Virginis), a estrela mais brilhante na constelação de Virgem, com magnitude +0,9.
Esta estrela está acima da inscrição Ordem e Progresso na bandeira do Brasil, representando o estado do Pará.
O espetáculo será visível brevemente no final da madrugada, a partir das 5:30 no início do amanhecer.

 

11 de novembro – Quarta-Feira.
Lua Nova às 15:48. Início da lunação 1149.

 

12 de novembro – Quinta-Feira.
Pico da chuva de meteoros Taurídeos.

 

chuva de meteoros Taurídeos

 
A chuva de meteoros Taurideos está associada ao cometa 2P/Encke, ou talvez por um cometa muito maior que se desintegrou, formando o Encke. 
Os meteoros irão cruza o céu a velocidade de 28 km/s ou 100.800 km/h. Ocasionalmente poderá observar uma bola de fogo ou fireball.
A Lua em fase nova irá facilitar a observação de 5 meteoros/hora que irão surgir próximo do aglomerado das Plêiades (M45) o popular aglomerado dos sete carneirinhos ou sete estrelas na constelação de Touro.
A constelação de Touro nasce a nordeste logo após o por do Sol. O melhor horário para observar a chuva de meteoros Taurídeos é no início da madrugada.

 

13 de novembro – Sexta-Feira.
No anoitecer, a Lua com luz cinérea estará ao lado da estrela Antares (Alpha Scorpii), com magnitude +1,0.
Saturno estará visível por um breve período, por estar muito baixo no céu, abaixo de Antares e da Lua. É necessário ter o horizonte oeste livre para observar Saturno que ser despede do céu do anoitecer.

 

15 de novembro – Domingo.
Lua com luz cinérea, iluminada 16% na constelação de Sagitário.
Cometa C/2013 US10 (Catalina) no periélio solar a distância de 0.82 AU do Sol.

 

cometa catalina

 
Caso confirme as expectativas, o cometa Catalina poderá ser observado a olho nu no final de 2015.

 

17 de novembro – Terça-Feira.
Planeta Mercúrio em conjunção superior (Terra, Sol, Mercúrio). O menor planeta do sistema solar volta a ficar visível ao anoitecer, nas noites de fim de ano.
A Lua, iluminada 35% estará na constelação de Capricórnio, próxima em distância angular da estrela binária Dabih.

 

Planeta mercúrio

 

18 de novembro – Quarta-Feira.
Pico da Chuva de meteoros Leonídeos.

 

chuva de meteoros

 

É uma chuva de meteoros ativa em todo o mês de novembro, com o pico no dia 18. Visível no final da madrugada a leste, a partir das 3:30 horas na constelação de Leão.
É uma chuva de meteoros variável que pode ter de 5 a 20 meteoros e é originária do cometa 55P/Tempel-Tuttle. São meteoros são de coloração amarelo-laranja e são muito rápidos, com a velocidade de 71 km/s ou 255.600 km/h. Infelizmente, a festa será  maior para os observadores do Hemisfério Norte, pois a constelação estará mais alta no céu.
Aproveite para observar junto com a chuva de meteoros o nascer dos planetas Júpiter, Marte e Vênus.

 

 
Neste ano de 2015, a Lua não irá interferir na observação da chuva de meteoros Leonideos.
A última chuva de meteoros do ano e uma das melhores chuvas de meteoros do ano é no mês seguinte, a chuva de meteoros Geminídeos. Com o pico no dia 14 de dezembro.

 

19 de novembro – Quinta-Feira.
Lua em fase crescente às 4:28.
A Lua nasce por volta das 13 horas na constelação de Aquário.

 

22 de novembro – Domingo.
A Lua estará próxima em distância angular do planeta Urano.
Urano não pode ser observado a olho nu em cidades.

 

23 de novembro – Segunda-Feira.
Lua no perigeu, mais próxima da Terra, distante 362.816 km às 18 horas.

 

26 de novembro - Quinta-Feira.
Lua na constelação de Touro, muito próxima em distância angular da estrela Aldebaran (Alpha Tauri). Lua Cheia às 20:44.

 

 

29 de novembro – Domingo.
Saturno em conjunção superior com o Sol (Terra, Sol, Saturno).

 

 
O planeta dos anéis volta a ser visível no final do ano, no final da madrugada.

 

30 de novembro – Segunda-Feira.
A Lua nasce na primeira hora do dia próxima do aglomerado do Presépio (M 44) na constelação de Câncer.
O último amanhecer de novembro e 2015, terá os planetas Júpiter, Marte e Vênus formando um alinhamento celeste, mas com os astros agora bem distantes em distância angular.
 
O brilhante planeta Vênus nasce às 4:20 da madrugada ao lado da estrela Spica (Alpha Virginis). O cometa C/2013 US 10 (Catalina) poderá ser observado por um breve período antes do nascer do Sol, abaixo do planeta Vênus na constelação de Virgem.
O cometa estará no limite das constelações de Virgem e Libra.


BOAS OBSERVAÇÕES !

 

 

Publicado por Israel Mussi

1 Comentar para "Eventos Celestes Visíveis em Novembro 2015"

Sonia Pereira Em 16 Nov 2015
Bom dia a todos. Adorei o site, com informações sobre os eventos dos meses. Amo observar o céu, principalmente as estrelas. Quando acordo na madrugada, sempre vou á janela do meu apartamento e fico observando Vênus com todo seu explendor. Moro na zona norte do Recife/PE. Há um ano atrás, em julho, estava na varanda, quando olhei bem acima da mesma, e vi um objeto grande meio oval, com luzes ao seu redor. Não se movimentava com muita velocidade. Fiz contato com um amigo, que se liga muito em astronimia, ele me falou que poderia se tratar de uma estação espacial, será? Desde esse dia, olho tanto para o céu, na esperança de ver aquilo novamente, mas nunca mais isso aconteceu. Bom, seja lá o que for, tenho que dizer, que foi incrível e bonito de se ver, mesmo estando sem meus óculos. Não conto isso a todo mundo, porque as pessoas costumam ridicularizar e achar que vc. está doida e tendo alucinações, mas que eu vi, eu vi! Abraços a todos e obrigada pelo excelente site. Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!