A partir do dia 01 de maio de 2017 até às 23:59hs do dia 30 de maio de 2017, a Loja Tellescópio Acessórios estará realizando uma promoção relâmpago. Será concedido um desconto de até 25% nas câmeras CCD, CMOS e alguns acessórios que levam as marcas QHYCCD e ZWO Optical. Clique aqui e saiba mais!

 

Eventos Celestes Visíveis em Maio 2015

Neste mês de maio de 2015 iremos ver vários eventos interessantes no céu.
A constelação de Orion está se despedindo do céu do anoitecer, se pondo a oeste por volta das 20:00 horas. Neste momento, a belas constelações de Escorpião e Sagitário estarão surgindo no céu a leste.
Ao sul, a menor das 88 constelações, a constelação do Cruzeiro do Sul pode ser observada.
Maio é o mês da tradicional chuva de meteoros Eta-Aquarídeos, mas em 2015, o brilho lunar irá interferir muito na observação desta chuva de meteoros.
O nome desta chuva de estrelas deve-se a que o seu radiante (ponto do céu de onde elas parecem surgir) está situado perto da estrela Eta da constelação do Aquário (eta Aqr).
A Lua irá atrapalhar na observação da chuva de meteoros mas a partir do dia 15 de maio, o nosso satélite natural irá dar o show no céu, passando muito próximo (em distância angular) dos planetas Urano, Vênus, Júpiter e Saturno. Vale ressaltar que estamos na melhor época de observação do planeta Saturno, depois de 8 anos, no dia 22 de maio de 2015, o planeta Saturno estará em oposição e neste dia estará a somente 1,3 bilhões de km da Terra
O planeta dos anéis será o astro do mês de maio.
 

Saturno pela QHY5L-II

 

TODOS OS HORÁRIOS ESTÃO NO HORÁRIO DE BRASÍLIA.

 

2 de maio – sábado.
Lua próxima da estrela binária Spica (Alpha Virginis) na constelação de Virgem.
Spica tem a magnitude aparente de 1,04.
É a estrela que está representada na bandeira do Brasil acima da inscrição Ordem e Progresso. Representa o estado do Pará.

 

4 de maio – segunda-feira.
Lua em fase cheia às 00:42 no horário de Brasília.
Na madrugada, a Lua estará próxima da estrela Zubenelgenubi (Alpha Librae), estrela da constelação de Libra com magnitude +2.7.
Ao anoitecer, a Lua estará próxima da estrela Zuben Elakrab (Gamma Librae), estrela da constelação de Libra, com magnitude +3.9

 

5 de maio – terça-feira.
A Lua nasce por volta das 19:30 abaixo do planeta Saturno (Mag +0.1) e ao lado da estrela vermelha Antares (Alpha Scorpii) na constelação de Escorpião com magnitude +1.0.

 

6 de maio – quarta-feira.
Chuva de meteoros Eta-Aquarídeos .

 

chuva de meteoros eta-aquarideos

 

Esta chuva de meteoros está associada a passagem da órbita da Terra pelos detritos da passagem do cometa Halley, o mais famoso cometa.
Os meteoros são muito rápidos e brilhantes, com a velocidade de mais de 200.000 Km/h. 
A taxa horária zenital pode chegar neste ano a 45 meteoros/hora, mas infelizmente neste ano de 2015, a Lua em fase Cheia irá atrapalhar muito a observação da chuva de meteoros Eta-Aquarídeos. A constelação de Aquário nasce a leste por volta das 2 da madrugada.
A noite a Lua nasce por volta das 20:00 horas ao lado da estrela Sabik (Eta Ophiuchi) na constelação de Ofiúco. Sabik é uma estela binária, mas que não pode ser observada em telescópios amadores, a estrela possui magnitude +2.4.

 

7 de maio – quinta-feira.
Mercúrio (Mag +0,4) na maior elongação (afastamento angular) , a 21º do Sol.
O menor planeta do sistema solar poderá ser observado a olho nu, até meados de maio. Para observar Mercúrio o horizonte oeste deve estar livre de obstáculos.
O espetáculo celeste é rápido, pois o planeta se põe no céu a oeste após 1 hora do por do Sol.

 

planeta mercurio

 


8 de maio – sexta-feira.
Na madrugada acontece o máximo da chuva de meteoros Eta Liriadas (ELY), mas é uma chuva de meteoros com taxa baixa, com somente 3 meteoros/hora e a Lua irá interferir na observação.

 

9 de maio – sábado.
Lua nasce muito próxima da estrela Dabih (Beta Capricorni) na constelação de Capricórnio.
Na madrugada de domingo a estrela Dahib, será ocultada pela Lua. A ocultação será visível em grande parte do Brasil a olho nu.
Aproveite para observar a olho nu os planetas Mercúrio (Mag +0,4) e Vênus (Mag -4.2) ao anoitecer e Júpiter (Mag -2,0) e Saturno (Mag +0,1) na noite de outono.

 

10 de maio – domingo (Dia das Mães).
Na madrugada a Lua oculta a estrela Dabih (Beta Capricorni). A estrela possui magnitude 3  e pode ser observada a olho nu em locais sem grande poluição luminosa, senão será necessário um binóculo, luneta ou telescópio para ver o espetáculo.

 

lua

 

A Lua estará com 63% do disco lunar iluminado e grande parte do Brasil poderá observar esta ocultação estrelar.
Por estar próximo da eclíptica, a estrela Dabih pode ser ocultado pela Lua, e também (raramente) por planetas.
No dia das mães aproveite para mostrar para a sua mãe os planetas Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno, que estarão visíveis no céu a olho nu.

 

11 de maio – segunda-feira.
No início da madrugada a Lua nasce na constelação de Aquário.
Às 7:36 da manhã a Lua entra na fase do Quarto Minguante, com 50% do seu disco iluminado.

 

12 de maio - terça-feira.
É possível de observar a Lua com Lua cinérea.

 

14 de maio – quinta-feira.
No final da noite, às 22:00 horas, a Lua estará no Lua no perigeu. O nosso satélite natural estará a 366.024 km. A Lua estará com luz cinérea na constelação de Peixes, iluminada somente 18% do seu disco.

 

15 de maio – sexta-feira.
Lua muito próxima de Urano (Mag +6,2) na constelação de Peixes.
O planeta Urano somente pode de ser observado a olho nú em locais sem nenhuma poluição luminosa. Será um belo espetáculo que poderá ser observado a partir das 4 horas da madrugada com binóculos, lunetas ou telescópios.
A noite aproveite para observar a constelação do Cruzeiro do Sul, que estará de pé, igual a bandeira do Brasil, só que na bandeira do Brasil, aparece de forma invertida a estela chamada de Intrometida (Epsilon Crucis).
A estrela Intrometida, é a quinta estrela mais brilhante da constelação do Cruzeiro do Sul, com uma magnitude aparente de 3,5.
A constelação do Cruzeiro do Sul, também chamado de Crux, apesar de ser a menor das 88 constelações reconhecida pela União Astronômica Internacional (UAI)., é uma das mais importantes, principalmente para os povos do hemisfério Sul.

 

18 de maio – segunda-feira.
Lua em fase nova.

 

20 de maio - quarta-feira.
Lua com luz cinérea na linda constelação de Orion, onde estão as famosas estrelas Mintaka (Mag +2,4), Alnilan(Mag 1,6) e Alnitaka (Mag 1,8), as famosas estrelas Três Marias. Outro nome popular para este grupo de estrelas é Três Reis. O espetáculo celeste é visível ao anoitecer.
A constelação de Órion está se despedindo do céu do anoitecer.

 

constelação de órion

 


21 de maio – quinta-feira.
Lua próxima (em distância angular) do brilhante planeta Vênus (Mag -4,2), visível a olho nu ao anoitecer, até por volta das 20:00 horas.
A Lua estará iluminada somente 15% e com luz cinérea.
O planeta Vênus (chamado erroneamente de “Estrela” D’Alva)é o terceiro corpo celeste mais brilhante do céu, depois do Sol e da Lua. Nesta época, Vênus está muito brilhante e quanto mais negativa a magnitude, mais brilhante o astro.
Os corpos celestes estarão na constelação de Gêmeos, com Vênus entre os gêmeos e a Lua entre as pernas de um dos gêmeos.

 

22 de maio – sexta-feira.
Saturno em oposição, é a melhor época de observação do “Senhor dos Anéis” que está na constelação de Escorpião, próximo (em distância angular) da estrela Acrab, com magnitude +2,6. Saturno neste dia estará com magnitude 0.

 

planeta saturno

 

É uma oportunidade única de observação com binóculos, lunetas e telescópios, já que o planeta Saturno está mais perto, depois de 8 anos.
Quando um planeta está em época de oposição, é visível a noite toda no céu, nascendo a leste logo após o por do Sol. Com o avançar das horas o belo planeta de cor amarelada ganha altura no céu e atinge seu ponto mais alto por volta da meia noite e se despede a oeste junto com os primeiros raios do Sol.
Saturno estará ao lado (em distância angular) da estrela binária Acrab (Beta Scorpii). A estrela também é conhecida por Graffias. Um dos nomes desta estrela (Graffias) em grego significa "a pinça". Sua magnitude aparente é de 2,56. Na Bandeira do Brasil a estrela Acrab ou Graffias  representa o estado do Maranhão.
Observado com um telescópio pequeno, Beta Scorpii é visto com uma estrela binária.

 

23 de maio – sábado.
Lua com luz cinérea próxima de Júpiter (Mag -2,0) na constelação de Câncer. O espetáculo por ser observado até por volta das 21:30.

 

lua com luz cinéria

 
A cada dia que passar, Júpiter estará baixando no céu, indo de encontro (em distância angular) do planeta Vênus. No início do inverno, em junho de 2015, os astros estarão dando o show no céu do anoitecer.

 

24 de maio – domingo.
A Lua nasce no céu após o meio dia, sendo visível de dia.
Ao anoitecer, a Lua estará acima de Júpiter e ao lado da brilhante estrela Regulus (Alpha Leonis) na  constelação de Leão. Regulus possui magnitude +1,3.
A Lua estará muito próxima da estrela binária Subra (Omicron Leonis), com magnitude 3.5.

 

25 de maio – segunda-feira. 
Na tarde de segunda-feira, a Lua entra na fase do Quarto Crescente, com 50% do seu disco iluminado.

 

26 de maio - terça-feira.
Lua no apogeu, mais distante da Terra. 
Nosso satélite natural estará a 404,244 km.

 

28 de maio  - quinta-feira.
Lua próxima da estrela Porrima (Gamma Virginis) na constelação de Virgem. A estrela tem magnitude +3,4.
Porrima é uma estrela binária , que consiste em duas estrelas com magnitude 3 e de tipo espectral F0V. As estrelas tem um período orbital de 168 anos. As estrelas binárias eram um objeto fácil de observação para os astrônomos amadores até o início da década de 1990, mas em 2011 a menor distância aparente entre as estrelas requer um telescópio maior.
A estrela Porrima está perto da eclíptica , ela pode ser ocultada pela Lua e (muito raramente) por planetas.

 

29 de maio – sexta-feira.
O brilhante planeta Vênus estará próximo das estrelas Pollux (Beta Geminorum) e Kappa Geminorum. A brilhante estrela Pollux com magnitude 1, representa a cabeça e a estrela Kappa  Geminorum, com magntitude 3, representa a mão do gêmeo.
A estrela Kappa Geminorum, é uma estrela gigante amarela.
Em 2006, foi confirmada a existência de planeta extrassolar orbitando a estrela Pollux, atualmente Pollux é a estrela mais brilhante com um planeta em sua órbita.
Pólux é maior que o Sol, com cerca de duas vezes sua massa e quase nove vezes seu raio, irradia 43 vezes mais luminosidade que o Sol.
Lua próxima da brilhante estrela Spica (Alpha Virginis), estrela representada na bandeira do Brasil acima da inscrição Ordem e Progresso. Spica possui a magnitude +0,9.

 

estrela spica

 
A estrela Spica representa o estado do Pará na nossa bandeira, muitas pessoas confundem a estrela Spica como sendo a estrela que representa Brasília ou o Distrito Federal !
A estrela que representa o Distrito Federal na nossa bandeira é representada pela estrela Sigma do Oitante, a menor estrela da nossa bandeira e está abaixo da constelação do Cruzeiro do Sul.

 

31 de maio – domingo.
Lua no meio do quadrilátero da constelação de Libra.
A Lua estará na constelação de Libra na última noite de maio, acima do planeta Saturno que estará na constelação de Escorpião.
A Lua estará próxima (em distância angular) da estrela Zubenelgenubi (Alpha Librae), estrela da constelação de Libra com magnitude +2.7 e Zubeneschamali (Beta Librae), com magnitude +2,6.
A estrela Zubenelgenubi está muito próxima da eclíptica e pode ser ocultada pela Lua e (muito raramente) por planetas. Mercúrio irá ocultar a estrela em 10 de novembro 2052.

 

Boas observações nas noites estreladas de outono.

Publicado por Israel Mussi

Produtos relacionados com este assunto

4 Comentar para "Eventos Celestes Visíveis em Maio 2015"

Maikol Em 02 Jun 2015
Bom dia no dia 25 de Maio a noite ru estava em Laranjais Paulista por volta das 19 numa piscina aquecida olhando para o céu quando vi um "ponto" do tamanho de uma estrela passando em linha reta numa velocidade considerável. Um ou dois minutos depois o evento se repetiu e passou mais um "ponto" na mesma direção. O que poderia ser? Satelites ou meteóros? Ou nenhum dos dois?rsrs obrigado. Responder este comentário
Zana Em 25 May 2015
É Vênus! Fotografei-o com o celular e ficou igual ao seu! Baixei no meu celular um aplicativo, CARTA CELESTE. Ele me ajuda a identificar tudo que está no céu. Aprendi muito. Responder este comentário
Sérgio Curi Em 25 May 2015
Acredito que esteja se referindo ao Planeta Vênus, que há 3 dias tem estado relativamente distante da Lua a partir de nosso campo de visão. Responder este comentário
Antonio Carlos Polato Em 25 May 2015
Vi uma estrela bem brilhante e bem maior que as demais e um pouco longe da lua. Com um zoom de 50x a foto ficou parecendo uma bola de gude e com contornos bem nitidos. Será a estrela Subra? Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!