NOVO LOTE DE ENCOMENDAS - Telescópios e montagens estarão em pré-venda, a partir do dia 20 de Novembro a 20 de dezembro, para formarmos um lote de pedidos. Mais informações sobre o sistema de pré-venda, clique aqui.

PROMOÇÃO - Selecionamos alguns filtros da Optolong para oferecer um desconto de 7%. Compras com pagamento à vista ainda obtém um desconto extra de 5%.

Eventos Celestes Visíveis em Janeiro 2015

No início de 2015 temos vários presentes celestes.
Todos os planetas visíveis a olho nu poderão ser observados no início de janeiro.
Na semana de 10 de janeiro, os primeiros planetas do sistema solar, Mercúrio e Vênus estarão fazendo a “dança dos planetas” no céu. No dia 10, os astros estarão muito próximos ao anoitecer.
Começamos um novo ano e já estamos sendo brindados com a passagem do cometa C/2014 Q2 (Lovejoy), o cometa foi apelidado pela comunidade astronômica de “Cometa do Ano Novo”. 
O cometa está superando todas as previsões de magnitude e neste início de ano poderá ser observado a olho nu em locais sem poluição luminosa. É uma ótima notícia para quem gosta de ver objetos celestes no céu, já que o ano de 2015 foi escolhido pela UNESCO como o Ano Internacional da Luz.

 

Cometa Lovejoy

Foto do cometa C/2014 Q2 Gerard Rhemann (27/Nov/14)


TODOS OS HORÁRIOS SEGUEM A HORA DE BRASÍLIA


1 de janeiro – Quinta-feira.
Lua entre o aglomerado das Plêiades (M 45) e da estrela Aldebaran (Alpha Tauri) na constelação de Touro. A estrela é facilmente identificável devido a sua cor avermelhada e com forte brilho, com magnitude +0.8.


2 de janeiro – Sexta-feira.
Lua abaixo da estrela Aldebaran na constelação de Touro.


4 de janeiro – Domingo.
O planeta Terra estará no periélio (mais perto do Sol), distante 147.1 milhões de km do Sol.
Pico da chuva de meteoros Quadrantidas.
A primeira chuva de meteoros do ano não pode ser observada por grande parte dos observadores do Brasil ou qualquer pessoa localizada no hemisfério sul.
Somente quem estiver próximo da linha do equador ou acima dela poderá observar esta linda chuva de meteoros, com taxa de até 120 meteoros/hora.
Esta chuva de meteoros é ocasionada em decorrência dos fragmentos de um cometa designado de Machholz, que passa pela órbita terrestre de cinco em cinco anos.
O nome Quadrantidas vem de uma constelação chamada Quadrans Muralis - quadrante de parede, na qual foi incorporada a constelação Boieiro, em 1922.
O radiante da chuva Quadrantidas é a esquerda da estrela Arcturus, estrela mais brilhante da constelação do Boieiro.
Neste ano a Lua com forte brilho irá interferir neste ano na observação desta chuva de meteoros.


5 de janeiro - Segunda-feira.
Lua Cheia às 1:53.


6 de janeiro – Terça-feira.
Lua nasce por volta das 22 horas  próxima do aglomerado do Presépio (M44) na constelação de Câncer. O aglomerado do presépio tem magnitude +3.1 e é visível a olho nu.
Aproveite para observar o cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) antes da Lua nascer no céu.
O cometa estará na constelação de Eridano entre as estrelas Beid (Omicron Eridani-HIP 19587) e Nu Eridani (HIP 21444). Esta estrela é uma estrela azul com magnitude +3.9.
O cometa Lovejoy se movimenta no firmamento cerca de 3° a cada dia.


7 de janeiro – Quarta-feira.
Mercúrio (Mag +0.7) distante somente 1.1º em distância angular do brilhante planeta Vênus (Mag -3.3) após o por do Sol.
Os astros podem ser observados com o horizonte oeste livre até às 21 horas na constelação de Capricórnio. Marte (Mag +1.3) estará acima, no limite da constelação de Capricórnio com a constelação de Aquário.
Na última hora do dia, a Lua nasce a Leste perto do planeta Júpiter (Mag -2.0), minutos depois surge a estrela Regulus (Mag +1.3), estrela mais brilhante da constelação de Leão. Os astros irão fazer um lindo triângulo celeste.
Neste dia o cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) chegará a uma distância mínima de 70 milhões de quilômetros da Terra. Já o periélio (maior proximidade com Sol) acontecerá cerca de 3 semanas depois, no dia 30 de janeiro. Nunca mais veremos este cometa, pois o C/2014 Q2 (Lovejoy) tem período orbital de mais de 8000 anos.
Aproveite para observar o cometa neste dia antes da Lua nascer no céu, por volta das 21:30 horas. O cometa estará na constelação de Eridano, a 15º de distancia angular da estrela Rigel, na constelação de Órion e a 19º de distância angular da estrela Aldebaran na constelação de Touro.


8 de Janeiro – Quinta-feira.
Cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) passa para o hemisfério celeste norte.


9 de janeiro – Sexta-feira
Lua no apogeu (mais distante da Terra). Nosso satélite natural estará a 405.408 km da Terra.
A distância média da Lua é de 384.400 Km.
Aproveite para observar o cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) neste final de semana, sem o brilho da Lua. Neste dia, a Lua nasce no céu por volta das 23 horas, iluminada 79%.
Nestes dias, o cometa Lovejoy poderá ser visualizado em locais sem poluição luminosa antes da Lua nascer no céu. O cometa estará na constelação de Touro, facilmente identificável pelo chifre do Touro em “v invertido” e a esquerda das famosas estrelas “Três Marias”, estrelas da  constelação de Orion.


10 de janeiro – Sábado.
Mercúrio (Mag +0.5) abaixo e muito próximo de Vênus (Mag -3.3). Visível após o por do Sol a oeste. Os astros estarão separados por menos de 0.4º de distância angular. Visível com horizonte oeste livre até às 21 horas.
Uma ótima oportunidade para observar os primeiros planetas do sistema solar.

 

Posição de Mercúrio no céu em janeiro

 

13 de janeiro – Terça-feira.
Lua em Quarto Minguante às 7:46.
Neste dia a Lua estará próxima a estrela Spica (Alpha Virginis), a estrela representada na bandeira do Brasil acima da inscrição “Ordem e Progresso”.
O cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) estará próximo da estrela 5 Tauri (HIP 16369). Esta estrela é uma gigante alaranjada na constelação de Touro, com magnitude aparente +4.1.


14 de janeiro – Quarta-feira.
Mercúrio (Mag +0.3) na maior elongação. O menor planeta do sistema solar estará a 19º acima do Sol na constelação de Capricórnio.  Marte (Mag +1.4) estará acima na constelação de Aquário.


16 de janeiro – Sexta-feira.
Lua minguante com luz cinérea próxima a Saturno (Mag +0.7). Visível  partir das 3 da madrugada a leste até antes do amanhecer.
Saturno estará próximo da estrela binária Acrab (Mag +2.6), uma das estrelas que representam a garra do Escorpião.
Lua, Saturno e a gigante estrela vermelha Antares (Alpha Scorpii) fazem um lindo triângulo celeste antes do amanhecer na constelação de Escorpião.

 

Planeta Saturno em janeiro 2015
Caption

 

17 de janeiro – Sábado.
O cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) estará a 8º do aglomerado das Plêiades (M 45).


20 de janeiro – Terça-feira.
Lua Nova às 11:14.


21 de janeiro – Quarta-feira.
Lua no perigeu (mais perto da Terra). Nosso satélite estará a 359.645 Km da Terra.
Com dificuldade é possível ver a Lua com luz cinérea próxima de Vênus (Mag -3.3) no anoitecer. A Lua estará iluminada somente 2.8%.
O cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) estará entre o aglomerado as Plêiades (M 45) e muito próximo da estrela 41 Arietis, também conhecida por Bharani, na constelação de Aries.


22 de janeiro – Quinta-feira.
Lua com luz cinérea e iluminada somente 8% estará fazendo um lindo triângulo celeste com os planetas Vênus (Mag -3.3) e Marte (Mag +1.4) no céu do anoitecer.
Visível até às 21 horas com o horizonte oeste livre.

 

Lua em Janeiro 2015

 

23 de janeiro – Sexta-feira.
Lua acima de Marte (Mag +1.4).


25 de janeiro – Domingo.
Lua próxima de Urano (Mag 6.2) na constelação de Peixes.
Urano pode ser observado a olho nu somente em locais sem poluição luminosa.


27 de janeiro – Terça-feira.
Lua em quarto crescente às 5:48.
No fim do mês o cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) passa pela singela constelação do Triângulo. Espera-se que seu brilho ainda esteja na 5ª magnitude nesta ocasião.


28 de janeiro – Quarta-feira.
Lua entre o aglomerado das Plêiades (M 45), chamado popularmente como sete carneirinhos ou sete estrelos e da brilhante estrela Aldebaran (Alpha Tauri), representando o olho do Touro.

 

Lua entre aglomerados M45

 

29 de janeiro – Quinta-feira.
Lua ao lado de Aldebaran na constelação de Touro.


30 de janeiro – Sexta-feira.
Mercúrio em conjunção inferior com o Sol.
Em fevereiro, o menor planeta do sistema solar volta a ficar visível no céu da madrugada.
Periélio Solar do cometa C/2014 Q2 (Lovejoy).


31 de Janeiro – Sábado.
Vênus (Mag -3.3) próximo ao planeta Marte (Mag +1.4) na constelação de Aquário. Os astros estarão distantes 10º em distância angular. Visível ao entardecer.
Lua estará no último dia de janeiro entre as pernas dos gêmeos na constelação que leva este nome.
O brilhante planeta Júpiter (Mag -2.1) nasce a leste após o por do Sol.
O início de 2015 é a melhor época para a observação do planeta Júpiter em virtude da sua oposição, que irá acontecer no dia 6 de fevereiro de 2015.

 

oposição júpiter 2015

 

Boas observações.

Publicado por Israel Mussi

Produtos relacionados com este assunto

2 Comentar para "Eventos Celestes Visíveis em Janeiro 2015"

Augusto Loubach Em 07 Jan 2015
Sou leigo no assunto, mas estou me inteirando. Qual software vc usou nessas imagens dos Dias 16 e 22 de janeiro? Grato! Responder este comentário
Israel Mussi Em 07 Jan 2015
O software chama-se Stellarium, é possível fazer o download dele no link: http://www.stellarium.org/pt/

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!