No último mês de 2015, teremos vários eventos celestes interessantes de observar a olho nu ou com instrumentos óticos. Os principais eventos serão o cometa C/2013 US10 (Catalina) e a sempre esperada Chuva de Meteoros Geminídeos.
O cometa C/2013 US10 (Catalina) passou pelo periélio solar no dia 15 de novembro e agora o cometa poderá ser observado (possivelmente a olho nu) ou podendo ser registrado para a posteridade em uma astrofotografia durante todo o mês de dezembro.
Na madrugada do dia 4 de dezembro iremos observar a olho nu a conjunção de Júpiter e da Lua.
Na madrugada de domingo, dia 6 de dezembro, a Lua com luz cinérea passa próxima em distância angular do planeta Marte. Na madrugada seguinte, a Lua passa próxima em distância angular do brilhante planeta Vênus.
O segundo final de semana de dezembro promete ser especial, estaremos na proximidade do pico da chuva de meteoros Geminídeos, sem a presença da Lua no céu.
O planeta Mercúrio volta a ficar novamente visível. A cada dia que passar, o menor planeta o sistema solar estará mais alto no céu, na “dança dos planetas”.
Na madrugada de segunda-feira, 14 de dezembro, irá acontecer o pico da chuva de meteoros Geminídeos, a chuva de meteoros mais ativa o ano.
É esperado até 120 meteoros por hora, conforme informações do IMO (International Meteor Organization).
No sábado, 19 de dezembro, a Lua irá estar a somente 1º de distância angular do planeta Urano. É uma ótima oportunidade para observar o planeta azul, que não pode ser observado a olho nu devido a Poluição Luminosa.
No dia 22 de dezembro tem início o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte.
Na madrugada do dia 31 de dezembro de 2015, a Lua nasce acima do planeta Júpiter.
Na primeira hora de 2016, a Lua e o brilhante planeta Júpiter surgem no céu e abrilhantam o céu. A Lua estará iluminada 59%, abaixo do planeta Júpiter.
TODOS OS HORÁRIOS DOS EVENTOS CELESTES SEGUEM O HORÁRIO DE VERÃO BRASILEIRO.
(GMT-2)
2 de dezembro – Quarta-Feira.
A Lua, 60 % iluminada estará próxima em distância angular da estrela Regulus (Alpha Leonis).
Os astros estarão visíveis no início da madrugada.
3 de dezembro – Quinta-Feira.
Na madrugada, a Lua faz um triângulo celeste com a estrela Regulus (Alpha Leonis) e com o planeta Júpiter.
A estrela Regulus tem magnitude +1,3 e o planeta Júpiter estará com magnitude -1,9.
Regulus é uma estrela múltipla muito bonita de observar a olho nu ou com um instrumento ótico, a estrela tem cor branca-azulada.
Esta estrela tem grande importância histórica, pois, há 4 000 anos, os povos do Hemisfério Norte se baseavam nela para registrar a passagem das estações. Para eles, o verão começava quando o Sol nascia na constelação de Leão; isso significa que, nessa época do ano, no momento em que o Sol começava a erguer-se, Regulus estava bem junto ao horizonte, a leste.
Os antigos persas eram ainda mais precisos. Eles dividiam a esfera celeste em quatro partes, correspondentes às quatro estações, e seus marcos eram as estrelas Regulus, Antares, Fomalhaut e Aldebarã, as estrelas-reis, ou guardiãs do céu.
Regulus é um sistema múltiplo de estrelas, composto de quatro estrelas que são organizados em dois pares, ambas giram em torno de um centro comum, presas pela mútua atração gravitacional. A força gravitacional é tão grande que as estrelas ficam com o formato oblato, parecido com uma lentilha. Duas estrelas deste sistema múltiplo pode ser observado com uma simples luneta ou telescópio.
Os astros estarão visíveis a partir das 02:30hs da madrugada até os primeiros raios solares do amanhecer.
A Lua entra em fase minguante às 05:41.
4 de dezembro – Sexta-Feira.
A Lua, 41% iluminada estará a somente 1º em distância angular do brilhante planeta Júpiter.
Os astros estarão na constelação de Leão, quase no limite com a constelação de Virgem.
Início de atividade da chuva de Meteoros Geminídeos, com o pico no dia 14 de dezembro.
Este a melhor chuvas de meteoro para se observar, neste ano de 2015, no dia do pico é esperado a taxa de 120 meteoros/hora.
5 de dezembro – Sábado.
Primeiro final de semana propício para a observação do cometa C/2013 US10 (Catalina).
O cometa estará na constelação de Virgem, 5º abaixo do brilhante planeta Vênus, com a magnitude estimada +4,7, sendo muito difícil a observação a olho nu, mas podendo ser observado com binóculos, lunetas ou telescópios.
O cometa poderá também ser astrofotografado
A Lua com luz cinérea abrilhanta o espetáculo, passando muito próxima ou ocultando a estrela Zaniah (Eta Virginis), com magnitude +3,8 no meio da madrugada. A região sul do Brasil irá observar a ocultação da estrela Zaniah.
A estrela binária Spica (Alpha Virginis), com magnitude +0,9 e o planeta Marte (Mag +1,5) abrilhantam o espetáculo celeste.
Lua no apogeu (mais distante da Terra) às 13 horas.
O nosso vizinho celeste estará a 404.799 Km da Terra no momento que estará se pondo a oeste, de dia.
6 de dezembro – Domingo.
A Lua com luz cinérea estará a somente 2,2º do planeta Marte, os astros nascem às 03:30hs da madrugada na constelação de Virgem.
O cometa C/2013 US10 (Catalina) abrilhanta o espetáculo celeste.
O cometa estará próximo em distância angular da estrela Syrma (Iota Virginis), uma estrela de magnitude +4,0. A magnitude estimada do Catalina para este dia é de +4,7.
7 de dezembro – Segunda-Feira.
Triângulo celeste com o brilhante planeta Vênus (Mag -4.1), a Lua com luz cinérea, iluminada 15% e com a estrela Spica (Alpha Virginis) de magnitude +0,9.
O espetáculo começa às 4 horas da madrugada, sendo visível até o início do amanhecer.
O cometa estará próximo em distância angular da estrela Syrma (Iota Virginis), uma estrela de magnitude +4,0. A magnitude estimada do Catalina para este dia é de +4,8, não podendo ser observado em cidades.
9 de dezembro – Quarta-Feira.
O cometa estará muito próximo em distância angular da estrela Syrma (Iota Virginis), com magnitude +4,0. A magnitude estimada do Catalina para este dia é de +4,8, não podendo ser observado em cidades.
Os astros estarão separados por somente 0,3º em distância angular.
10 de dezembro – Quinta-Feira.
O cometa continua próximo da estrela Syrma (Iota Virginis), separado da estrela por 0,3º em distância angular.
11 de dezembro – Sexta-Feira.
Lua Nova às 08:30hs.
12 de dezembro – Sábado.
Sem a Lua no céu continua a temporada de observação do cometa C/2013 US10 (Catalina).
O cometa Catalina continua na constelação de Virgem, 5º à esquerda do brilhante planeta Vênus e 1,5º à esquerda da estrela Syrma (Iota Virginis), com magnitude +4,0.
Os astros nascem por volta das 03:30hs da madrugada, a leste, sendo observável até o início do amanhecer.
Este será o melhor final de semana para a observação do cometa C/2013 US10 (Catalina), pois o cometa Catalina estará mais alto no céu.
Ao anoitecer, o planeta Mercúrio e a Lua com luz cinérea estará brevemente visível ao anoitecer. A Lua estará iluminada somente 2,2%.
Para observar a Lua e Mercúrio é necessário ter o horizonte oeste livre de obstáculos.
A cada dia que passar no mês de dezembro, Mercúrio estará mais alto no céu no anoitecer, facilitando a observação a olho nu do menor planeta do sistema solar.
A melhor época para a observação de Mercúrio será no final do ano de 2015.
Aproveite para observar a leste a constelação de Gêmeos nascendo no céu, é neste local o radiante da chuva de meteoros Geminídeos.
14 de dezembro – Segunda-Feira.
Pico da Chuva de Meteoros Geminídeos.
A chuva de meteoros Geminídeos está ativa do dia 4 até o dia 17 de dezembro.
É esperado até 120 meteoros/hora no dia do pico da chuva de meteoros Geminídeos, conforme informações do IMO (International Meteor Organization), o radiante é na constelação de Gêmeos (daí o nome)
Sem a presença da Lua no céu neste ano de 2015, o espetáculo promete !
Os meteoros não são tão rápidos, viajando no espaço a 35 km/s ou 126.000 km/h.
A constelação de Gêmeos nasce a leste ao anoitecer, com as brilhantes estrelas Castor (Alpha Gemini) e Pollux (Beta Gemini).
O melhor horário para a observação da chuva Geminídeos será no início da madrugada.
Lembrando sempre que para observar uma chuva meteoros, é preferível estar longe das grandes cidades, em um local mais escuro possível. Não utilize qualquer fonte de luz, inclusive celular.
Nesta noite, a Lua passa próxima ou oculta (dependendo da localidade) a estrela múltipla Dabih (Beta Capricorni), com magnitude +3.
No estado de São Paulo, a Lua oculta a estrela Dabih ao entardecer, por volta das 19:10hs. A estrela volta a ficar visível por volta das 20 horas.
A estrela Dabib por estar próxima da eclíptica, pode ser ocultada pela Lua e também (raramente) por planetas. Com um simples binóculo ou luneta é possível ver a separação das duas estrelas principais, uma com magnitude +3 e a outra com magnitude +6.
A Lua estará iluminada somente 12% e com luz cinérea, abrilhantando o espetáculo na constelação de Capricórnio.
16 de dezembro – Quarta-Feira.
A Lua, iluminada 31% e com luz cinérea oculta novamente uma estrela.
A estrela Ancha (Theta Aquari), com magnitude +4,1 é pouco brilhante e muito difícil de ser observada em grandes cidades.
A estrela será ocultada por volta das 22:20hs, saindo da ocultação por volta das 23:20hs, com a Lua bem baixa no horizonte. No estado de São Paulo a estrela será ocultada.
17 de dezembro - Quinta-Feira.
O cometa C/2013 US10 (Catalina) passa pelo Equador celeste, indo em direção ao céu do hemisfério norte, viajando no espaço neste dia a 41.8 Km/s ou 150.480 Km/h na constelação de Virgem.
18 de dezembro – Sexta-Feira.
Lua em fase crescente às 13:15hs na constelação de Peixes.
19 de dezembro – Sábado.
Aproveite para observar na madrugada o cometa C/2013 US10 (Catalina). É o último final e semana favorável para a observação do astro, na semana do dia 25, a Lua Cheia irá interferir na observação.
O cometa nasce às 03:30hs da madrugada na constelação de Virgem, sendo observável os primeiros raios do brilho solar.
O planeta Marte estará ao lado da estrela Spica (Alpha Virginis).
O brilhante planeta Vênus estará agora na constelação de Libra, começando a se despedir do céu de madrugada.
Ao anoitecer, a Lua 65% iluminada irá estar a somente 1º de distância angular do planeta Urano na constelação de Peixes.
Urano, om magnitude +5,7 não pode ser observado a olho nu em cidades.
Aproveite para observar o famoso Quadrilátero de Pégaso abaixo da Lua.
21 de dezembro - Segunda-Feira.
A Lua estará no perigeu, mais próxima da Terra. O nosso satélite natural estará a 368.417 Km da Terra às 06:54hs
22 de dezembro – Terça-Feira. (INÍCIO do VERÃO)
As 02:44hs da madrugada tem início o Verão no Hemisfério Sul e o Inverno no Hemisfério Norte.
O alinhamento dos raios solares atinge a Terra diretamente no Trópico de Capricórnio no hemisfério sul.
23 de dezembro - Quarta-Feira.
A Lua nasce a leste muito próxima da estrela Aldebaran (Alpha Tauri).
A estrela vermelha é uma das mais brilhantes do céu, com magnitude +0,8.
24 de dezembro – Quinta-Feira.
O cometa C/2013 US10 (Catalina) passa da constelação de Virgem para a constelação de Boieiro, nascendo a leste por volta das 4 da madrugada.
Está é a última madrugada favorável para a observação do cometa Catalina!
Quando a Lua estiver se pondo a oeste, o cometa Catalina estará começando a nascer no céu, a leste.
A Lua nasce 99,6% iluminada a Leste por volta das 19 horas e o planeta Mercúrio estará visível a olho nu no anoitecer. O menor planeta do sistema solar estará visível no horizonte oeste até às 21 horas.
A Lua nasce na constelação de Touro, ao lado da bela constelação de Orion, conhecido pelas estrelas Mintaka, Alnilan e Alnitak.
25 de dezembro - Sexta-Feira.
No anoitecer, a Lua quase cheia estará na constelação de Gêmeos.
Por volta da 1 da madrugada, nasce a leste o brilhante planeta Júpiter (Mag -2,1), visível a olho nu.
Abrilhantando a noite, a Grande Mancha Vermelha (GMV) e as 4 luas galileanas (Europa, Ganimedes, Io e Calixto) estarão visíveis e neste momento estará acontecendo um eclipse na superfície de Júpiter. Este espetáculo poderá ser observado com binóculos, lunetas e telescópios. Júpiter estará na constelação de Leão, no limite com a constelação de Virgem.
Por volta das 02:30hs da madrugada, o planeta Marte (Mag +1,3) estará ao lado da estrela binária Spica (Alpha Virginis), com magnitude +0,9.
As 04:30hs da madrugada nasce o brilhante planeta Vênus (Mag -4,0), o terceiro astro mais brilhante do céu, só perdendo em magnitude (brilho) para a Lua e para o Sol.
O planeta Vênus estará dentro do quadrilátero da constelação de Libra.
Lembrando sempre que quanto mais negativa a magnitude, mais brilhante é o astro, quanto mais positiva, menos brilhante é o astro.
No final da madrugada nasce o planeta Saturno (Mag +0,5), ao lado da bela constelação de Escorpião e da gigante estrela vermelha Antares com magnitude 1,0.
Saturno estará na constelação de Ofiúco, próximo da constelação de Escorpião.
Às 05:30hs da madrugada a Lua começa a se por a oeste.
No final da madrugada não custa nada tentar localizar o Cometa C/2013 US10 Catalina. O cometa já estará na constelação de Boieiro, a 10º da estrela binária Arcturus (Alpha Bootes), com magnitude 0 e a quarta estrela mais brilhante do céu noturno.
O Sol nasce por voltas das 06:30hs, mas nunca observe o Sol com binóculos, lunetas ou telescópios sem o filtro solar. Os danos na visão são permanentes!
O planeta Mercúrio estará visível a oeste por um breve período. O menor planeta do sistema solar poderá ser visto a olho nu logo após o por do Sol até às 21 horas.
A Lua Cheia nasce ao anoitecer, próxima em distância angular da estrela Alhena (Gamma Geminorum), a estrela simboliza uma das pernas dos gêmeos.
Alhena é a terceira estrela mais brilhante da constelação de Gêmeos, próximo das mais brilhantes Castor e Pollux que estarão abaixo da Lua.
A direita da Lua estará a brilhante estrela Procyon (Alpha Canis Minoris), a 8º estrela mais brilhante do céu noturno, com magnitude +0,38.
Com o brilho lunar as estrelas com menor brilho irão desaparecer do céu.
28 de dezembro – Segunda-Feira.
Mercúrio na máxima elongação, distante 20º do Sol.
Na última hora do dia, a Lua nasce próxima das estrelas Subra (Omicron Leonis) e da brilhante estrela Regulus (Alpha Leonis).
29 de dezembro – Terça-Feira.
A Lua 77% iluminada estará nascendo ao lado da estrela Regulus (Alpha Leonis).
Os antigos persas dividiam a esfera celeste em quatro partes, correspondentes às quatro estações do ano, e seus marcos eram as estrelas Regulus, Antares, Fomalhaut e Aldebarã.
31 de dezembro – Quinta-Feira.
Na primeira hora do dia, a Lua estará nascendo acima do brilhante planeta júpiter na constelação de Leão.
As 4 luas galileanas estarão visíveis para quem observar com binóculos, lunetas ou telescópios.
Depois do último por do Sol de 2015, o planeta Mercúrio surge no céu no limite das constelações de Sagitário e Capricórnio.
Por volta das 20:40hs, o menor planeta do sistema solar se despede do céu na última noite de 2015.
1 de janeiro de 2016 – Sexta-Feira
Na primeira hora de 2016, a Lua e o brilhante planeta Júpiter surgem no céu. A Lua estará iluminada 59% durante a madrugada.
Quem possuir um binóculo, luneta ou telescópio poderá aproveitar para observar as 4 luas de Júpiter e a Grande Mancha Vermelha (GMV). As luas Europa e Ganimedes estarão muito próximas em distância angular.
O planeta Júpiter estará na constelação de Leão, quase no limite da constelação de Virgem e a Lua estará na constelação de Virgem.
Na segunda hora de 2016, nasce no céu a estrela Spica e o planeta vermelho, Marte na constelação de Virgem.
As 03:30hs da madrugada, nasce no céu a leste a brilhante estrela vermelha-alaranjada Arcturus (Alpha Alpha Boötis), a quarta estrela mais brilhante do céu noturno, e muito próximo em distância angular da estrela estará o Cometa C/2013 US10 (Catalina), com a magnitude estimada +4,8.
Dificilmente o cometa poderá ser observado em cidades, mas com um binóculo, luneta ou telescópio será possível facilmente observar o astro.
Neste dia, o cometa Catalina estará a 133 milhões de km da Terra, viajando no espaço a 38.7 km/s ou 139.320 km/h.
Por volta das 4 da madrugada surge a o terceiro astro mais brilhante do céu, é o planeta Vênus, a popular “Estrela D’Alva” que só perde em brilho para a Lua e para o Sol.
Vênus estará passando da constelação de Libra para a constelação de Escorpião.
Vênus estará muito próximo em distância angular do sistema múltiplo estrelar Acrab (Beta Scorpii). O sistema Acrab é composto de 6 estrelas, com 2 estrelas podendo ser observadas com binóculos, lunetas ou telescópios.
Por volta das 5 da madrugada nasce o planeta Saturno, abaixo do brilhante planeta Vênus.
Aproveite para observar com lunetas ou telescópios os lindos anéis de Saturno.
O Ano de 2016 terá vários eventos celestes interessantes!
Um dos mais importantes eventos celestes de 2016, será o Trânsito do planeta Mercúrio pelo disco solar que irá ocorrer em 9 de maio.
Para observar este Trânsito de Mercúrio é necessário (e obrigatório) ter um filtro solar instalado nos binóculos, lunetas ou telescópios!
Logo no início de janeiro, no dia 9 de janeiro iremos observar a incrível conjunção planetária dos planetas Vênus e Saturno. Os astros estarão separados por somente de 0,1º em distância angular.