NOVO LOTE DE ENCOMENDAS - Telescópios e montagens estarão em pré-venda, a partir do dia 20 de Novembro a 20 de dezembro, para formarmos um lote de pedidos. Mais informações sobre o sistema de pré-venda, clique aqui.

PROMOÇÃO - Selecionamos alguns filtros da Optolong para oferecer um desconto de 7%. Compras com pagamento à vista ainda obtém um desconto extra de 5%.

Do que é feito o centro de uma galáxia?

Isto depende da galáxia. As galáxias maiores contém uma concentração central de estrelas brilhantes. Outras galáxias têm núcleos extremamente luminosos, porque um central buraco negro supermassivo está consumindo matéria e radiando energia. 
 
bulbo galáxia sombrero
Em todas as galáxias, a densidade das estrelas sobem aos nos mover em direção ao centro. Muitas galáxias espirais tem uma proeminente concentração esférica de estrelas chamada de "bulbo". As bilhões de estrelas amontoadas no bulbo de uma grande galáxia a torna mais brilhante do que nas partes externas. 
 
Alguns bulbos possuem  uma forma elíptica. Os astrônomos suspeitam que estes bulbos galáticos se formam durante o estágio inicial da formação de uma galáxia. Outros bulbos são mais planos. Esses "pseudo-bulbos" se formam mais gradualmente ao longo do tempo. 
 
Algumas galáxias emitem enormes quantidades de luz visível e outras radiam luz a partir de uma pequena região central, o núcleo. Esta luz é emitida como gás e as estrelas caem em um buraco negro supermassivo central, que possui milhões ou bilhões de vezes a massa do sol. Às vezes, um núcleo galáctico ativo pode ofuscar o resto de toda a galáxia.
 
Robert Benjamin, da Universidade de Wisconsin-Whitewater
 

0 Comentar para "Do que é feito o centro de uma galáxia?"

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!