A partir do dia 01 de maio de 2017 até às 23:59hs do dia 30 de maio de 2017, a Loja Tellescópio Acessórios estará realizando uma promoção relâmpago. Será concedido um desconto de até 25% nas câmeras CCD, CMOS e alguns acessórios que levam as marcas QHYCCD e ZWO Optical. Clique aqui e saiba mais!

 

Há diferença entre filtros para imagens e os visuais?

Você pode usar qualquer filtro para imagens, mas nem todos funcionarão para observação visual. Filtros para uso visual (chamados de "filtros de banda larga") bloqueiam uma pequena fração de luz e aumentam o contraste do alvo. Por exemplo, eles bloqueiam o o brilho do céu e melhoram o contraste de nebulosas. 
 
Exceto no caso de filtros coloridos (como RGB), que em astrofotografia que não se usam filtros de banda larga, porque torna mais fácil a remoção características como o brilho do céu, na fase de processamento das imagens. Astrofotógrafos tendem a usar  " filtros de banda estreita ". Três filtros de banda estreita mais comuns são: Sulfur-II, Oxygen-III, and Hydrogen-alpha. Tais filtros removem maior parte da luz, permitindo que somente os comprimentos de onda específicos passem para a câmera. Portanto, estes filtros destacam emissões específicas de nebulosas. Só depois, durante o processamento das imagens, atribui-se uma das três cores (vermelho, verde ou azul) aos dados que foram capturados através de cada filtro de banda estreita. Geralmente tais imagens são rotuladas de "falsa cor", porque o produto final não será uma imagem RGB de verdade. 
 
Por que então fazer tais imagens? Porque eles mostram detalhes em objetos celestes que as imagens em cores regulares não podem fazer.
 

1 Comentar para "Há diferença entre filtros para imagens e os visuais?"

Rinaldo Em 06 Dec 2015
Olá. Sobre os filtros planetários, eles matem a cor natural do objeto? Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!