Descoberta de uma nova supernova em Cygnus

No dia 31 de março, aproximadamente às 19h UT, dois astrônomos japoneses, Koichi Nishiyama, da cidade de Kurume, e Fujio Kabashima, da cidade de Miyaki, relatou a descoberta de uma possível supernova. A dupla tinha visto um objeto de magnitude 10,9 em duas exposições não filtradas de 40 segundos, que eles capturaram com uma câmera CCD acoplada a uma lente telescópica de 105mm f/4. 
 
Cerca de sete horas depois, às 2h40m UT do dia 1 de abril, os astrônomos Gianluca Masi, Francesca Nocentini, e Patrick Schmeer do Projeto Telescópio Virtual (Virtual Telescope Project) fotografaram a região com um par de telescópios controlados remotamente. Eles forneceram provas ótica e espectroscópica que o novo objeto era, de fato, uma supernova. 
 
As coordenadas do objeto são, ascensão reta: 20h21m43s e declinação: 31°03'29" (equinócio 2000.0) Esta posição é mais ou menos equidistante de duas estrelas visíveis a olho nu: 39 Cygni, que brilha com magnitude 4.4, e 41 Cygni, que é um pouco mais brilhante com magnitude 4.0.
 

0 Comentar para "Descoberta de uma nova supernova em Cygnus"

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!