Prezados clientes, até o dia 31 de agosto estaremos aceitando as compras em caracter de encomendas (Consulte o regulamento PRÉ-VENDA) dos telescópios e montagens já cadastrados no site, afim de reunirmos um lote de pedidos. Os valores atuais, são promocionais de introdução no mercado, após o dia 31, os valores deste produtos serão recalculados.

Descoberta de uma nova supernova em Cygnus

No dia 31 de março, aproximadamente às 19h UT, dois astrônomos japoneses, Koichi Nishiyama, da cidade de Kurume, e Fujio Kabashima, da cidade de Miyaki, relatou a descoberta de uma possível supernova. A dupla tinha visto um objeto de magnitude 10,9 em duas exposições não filtradas de 40 segundos, que eles capturaram com uma câmera CCD acoplada a uma lente telescópica de 105mm f/4. 
 
Cerca de sete horas depois, às 2h40m UT do dia 1 de abril, os astrônomos Gianluca Masi, Francesca Nocentini, e Patrick Schmeer do Projeto Telescópio Virtual (Virtual Telescope Project) fotografaram a região com um par de telescópios controlados remotamente. Eles forneceram provas ótica e espectroscópica que o novo objeto era, de fato, uma supernova. 
 
As coordenadas do objeto são, ascensão reta: 20h21m43s e declinação: 31°03'29" (equinócio 2000.0) Esta posição é mais ou menos equidistante de duas estrelas visíveis a olho nu: 39 Cygni, que brilha com magnitude 4.4, e 41 Cygni, que é um pouco mais brilhante com magnitude 4.0.
 

0 Comentar para "Descoberta de uma nova supernova em Cygnus"

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!