NOVO LOTE DE ENCOMENDAS - Telescópios e montagens estarão em pré-venda, a partir do dia 20 de Novembro a 20 de dezembro, para formarmos um lote de pedidos. Mais informações sobre o sistema de pré-venda, clique aqui.

PROMOÇÃO - Selecionamos alguns filtros da Optolong para oferecer um desconto de 7%. Compras com pagamento à vista ainda obtém um desconto extra de 5%.

Como é observar Saturno por um telescópio?

Abaixo estão algumas simulações de como o planeta Saturno é visto através de telescópios de 60mm a 300mm com aberturas, sob condições de observação diferentes. 
 
Observe que não foi usada a magnitude máxima de cada telescópio, porém foi utilizada uma ampliação média de 20% a menos do poder máximo. É nesta ampliação que conseguimos obter a resolução máxima do disco planetário, preservando detalhes finos e bem nítidos. Em média observadores amadores mais experiêntes, usam desta média de ampliação para comparar a qualidade de um telescópio para outro.
 

Abertura do Telescópio
Observação em Seeing Perfeito
Observação em Seeing Moderado
2.4" (60 mm)
Ampliação 96x
júpiter através telescópio 60mm em boas condições júpiter através telescópio 60mm em condição moderada
3.5" (90 mm)
Ampliação 140x
júpiter através telescópio 90mm em boas condições júpiter através telescópio 90mm em condição moderada
4" (105 mm)
Ampliação 160x
júpiter através telescópio 105mm em boas condições júpiter através telescópio 105mm em condição moderada
5" (127 mm)
Ampliação 200x
júpiter através telescópio 127mm em boas condições júpiter através telescópio 127mm em condição moderada
6" (150 mm)
Ampliação 240x
júpiter através telescópio 150mm em boas condições júpiter através telescópio 150mm em condição moderada
8" (200 mm)
Ampliação 320x
júpiter através telescópio 200mm em boas condições júpiter através telescópio 150mm em condição moderada
10" (254 mm)
Ampliação 400x
júpiter através telescópio 254mm em boas condições júpiter através telescópio 254mm em condição moderada
12" (300 mm)
Ampliação 480x
júpiter através telescópio 300mm em boas condições júpiter através telescópio 300mm em condição moderada

 

SE VOCÊ NÃO ESTÁ CONSEGUINDO VISUALIZAR NADA, MAS APENAS UM DISCO BRANCO NEUTRO SEM QUAISQUER DETALHES, ENTÃO VERIFIQUE OS SEGUINTES PONTOS ...
 
1. São as óticas (lente ou espelho) de seu telescópio de boa qualidade? Óticas ruins nunca lhe darão foco bem definido e quase sempre terá imagens com pouco contraste. Num telescópio refletor, se o espelho for de fabricação caseira, foi ele antes submetido a testes de forma a garantir a boa performace?
 
2. Colimação, (alinhamento ótico) pode se o problema. 

3. Seeing muito ruim (turbulento). Se Saturno estiver baixo no céu, próximo ao horizonte, a turbulência atmosférica poderá impedir uma imagem bem contrastada e rica em detalhes. Espere até que o planeta ganhe altitude superior a 30º para observa-lo novamente. Às vezes o seeing pode estar bem ruim e mesmo que Saturno esteja alto no céu o resultado não será satisfatório. Neste caso dependerá das condições atmosféricas no momento da observação. 

4. Falando sobre turbulência atmosférica, a condição térmica no interior do tubo do telescópio diferente da condição térmica externa poderá também afetar a observação. Permita que o telescópio equilibre a temperatura interna de acordo com a temperatura ambiente externa. Esta adaptação térmica pode variar entre 30min a 1 hora dependendo da abertura do telescópio.

5. Mesmo com um telescópio de 200mm de abertura com boa ótica e boas condições de observação, identificar as principais características de um planeta requerem alguma paciência e prática para discernir-las, especialmente se você é um novo observador que está começando na astronomia agora e ainda está acostumado com as surpreendentes imagens captadas pelas sondas espaciais ou telescópio Hubble. Com um telescópio de 90mm de abertura você conseguirá identificar a principal divisão nos anéis de Saturno chamada de divisão de Cassini, a sombra do planeta sobre os aneis, a calota polar e a faixa equatorial.

6. As vezes telescópios de maior abertura trazem resultados menos satisfatórios do que aqueles de menor abertura, quando expostos a baixas condições de observação. Você pode estar passando por isso. Dependerá da prevalecente condição geral do seeing em sua localidade. E isto ainda pode ser determinado pela estação do ano, os efeitos térmicos dos edifícios adjacentes, asfaltos, vegetação e outros fatores. 
Para amenizar este fator, poderá tentar usar uma máscara de 100mm ou 150mm de diâmetro sobre a extremidade superior do telescópio, aumentando a interferência produzida pelo espelho secundário.

7. Você está colocando uma ampliação muito alta? Telescópios possuem um limite de ampliação baseado no tamanho da abertura. Esta é a lei ótica de um telescópio. Usar aumentos além do limite de mangitude do telescópio degrada a qualidade das imagens. Se o seeing no momento ainda for ruim, a qualidade da imagem ficará ainda mais comprometida. Por isso use aumentos moderados como 40-50x por polegada de abertura. 
Exemplo: para um telescópio de 150mm (6" - polegadas) a formula lhe dá: 6x40=240x. As simulações acima foram todas baseadas numa ampliação de 40X por polegada.
 
Publicado por Israel Mussi

13 Comentar para "Como é observar Saturno por um telescópio?"

Wexley Em 14 Oct 2017
Obrigado Israel pela indicação da ocular. Só mais duas questões, além da ocular ED 5mm você acha que eu preciso de um Barlow? (meu objetivo principal é observação planetária). Outra questão: A diferença de qualidade de observação é muito significativa entre a ocular da Starguider e da PLÖSSL? Quantos dias para entrega em Brasília? Obrigado! Responder este comentário
Israel Mussi Em 14 Oct 2017
Wexley, a barlow considero dispensável com esta ocular, pois o aumento dela já é bem expressivo, se usar barlow pode ultrapassar o limite de seu telescópio. Sobre a qualidade entre a ED e a Plossl, digamos que é só 100% melhor. No carrinho de compras você pode simular o valor do frete e saber em quanto tempo chega.
Wexley Em 13 Oct 2017
Boa noite, Israel! Tenho um telescópio refletor Skywatcher 150mm. Consigo observar Júpiter e Saturno com definição mas eles aparecem brancos, com cor chapada e sem poder distinguir manchas, tons e cores. Não consigo nem ver a Divisão de Cassini de Saturno. Tenho oculares de 10mm e 25mm que viram com o telescópio. Será que preciso de outra ocular para observa os detalhes dos planetas? Se sim... qual você recomenda? Obrigado! Responder este comentário
Israel Mussi Em 13 Oct 2017
Wexley, três coisas devem ser observadas para um bom desempenho do telescópio, são elas: 1) oculares boas, 2) perfeito alinhamento dos espelhos do telescópio e 3) condição atmosférica; Sobre as oculares o modelo dua ED é uma excelente opção para dar mais nitidez e contraste na observação planetária. Neste sentido uma ocular de 5mm seria o ideal para seu telescópio: https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/oculares-wide-angle/starguider-dual-ed-5mm
Felipe Em 06 Jul 2017
Ola boa noite , muito bom o artigo , com qual objetiva de 200mm com bom preço e qualidade ? (Passe as marcas, links , ) E me de uma dica , quero ver com ele a lua em detalhes , mas pelo que vi vou precisar mais lentes para trocar e observar planetas , nebulosas , céu profundo , galaxias e etc... Responder este comentário
Nilton Em 18 Apr 2017
Bom dia, Eu gostaria de saber se consigo observar saturno e que mostre seus anéis, se consigo ver jupiter e suas manchas, ou ao menos ver saturno e seus anéis, tenho um telescópio Shilba Eclipse Pro 1301000, Tipo de refletor: 130 mm de diâmetro, Longitude focal: 1000 mm, Buscador: Red Dot, tenho uma lente 20mm, uma 9mm e outra Barlow 2x, Desde já obrigado. Responder este comentário
Cauê Coelho Em 06 Mar 2017
Boa noite, sou um amante da astronomia e gostaria de adquirir um telescópio para poder observar nossa galáxia. Apesar de trabalhar com cinema e possuir muitas lentes que conseguem fazer observações fantásticas, como a 500mm f/2.8 ainda gostaria de potencializar mais a minha capacidade de visualização. Poderia me indicar um telescópio no valor aproximado de R$450.000,00 a R$500.000,00? Eu sei que os valores parecem altos, mas é isso mesmo. Gostaria de fundar um pequeno observatório no alto de uma montanha no interior do Brasil, caso tudo ocorra como planejado. Grato por sua atenção, Cauê Coelho. Responder este comentário
Israel Mussi Em 06 Mar 2017
Prezado Cauê, quando falamos em telescópios nesta faixa de valor para observatórios, duas marcas se sobressaem, que são: PLANEWAVE ou OFFICINA STELLARE. Caso tenha interesse em adquirir, fazemos a importação do equipamento para você.
Christofer Prince Em 02 Mar 2017
Preciso de ajuda...sou novo nisso e confesso que eu previ que isso aconteceria... Eu tenho um telescópio SkyLife 114mm e só consigo ver a lua com ele, acho que preciso de oculares certas...poderia me ajudar? Preciso de qual pra ver Saturno? Tem como ver Marte? Responder este comentário
Israel Muss Em 02 Mar 2017
Christopher, você precisa usar oculares entre 10mm a 4mm para observar planetas. Quanto menor a distância focal da ocular, mais potente será a ocular.
Roberto Moura Em 01 Sep 2016
Estranho ver essas imagens tão lindas, pois possuo um telescópio SkyWatcher de 200mm e Saturno não passa de uma pequena estrela oval. Até estou desistindo, pois só consigo fotografar nebulosas e galáxias distantes... Gostaria de ver planetas. Essas imagens, de 200mm, foram obtidas com qual razão focal? 0 meu é um F/4... :( Responder este comentário
ISRAEL MUSSI Em 01 Sep 2016
Roberto, por seu telescópio se F4 e 200mm de abertura, você precisará usar oculares mais potentes e até com uso de barlow se for necessário. Uma ocular que lhe indico é a Starguider 3.2mm que vai lhe dar uma ampliação de 250X, o link do produto é: https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/starguider-dual-ed-3-2mm Poderá também usar uma ocular TMB 6mm + Barlow 3X para atingir o máximo de seu telescópio que é de 400X. Segue os links dos produtos: https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/ocular-tmb-planetary-type-II-6mm-1-25polegadas https://tellescopio.com.br/oculares-e-barlow/barlow-3x-series-500-acrom%C3%A1tica
ISMÁ P BATISTA Em 23 Sep 2015
EAE GALERA EU ,AINDA NÃO SEI , PORQUE ESTOU COMEÇANDO AGORA , MAS LÓGO LÓGO ESTAREI PARTILHANDO COM VC`S , VLW Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!