FRETE GRÁTIS EM TODO O SITE

LIQUIDAÇÃO DE ESTOQUE - Prezados clientes, informamos que a loja retomou atividades para liquidar todo o estoque restante. 

Porque os meteoros deixam uma mancha preta em Júpiter?

Por que o impacto de objetos em Júpiter deixam manchas pretas, uma vez que o gigante de gás não possui uma superfície sólida?

Quando um objeto colide e se move através da atmosfera de Júpiter, ele comprime o ar à sua frente – e isto é chamado de pressão atmosférica  dinâmica. O ar comprimido atinge dezenas de milhares de graus celsius, incinerando o objeto (silimiar a um meteóro caindo na terra). Astrônomos amadores conseguiram ver este fenômeno em Júpiter no início de junho de 2010 e novamente em agosto de 2010. 
 
Quando um grande objeto colide com Júpiter, ele no entanto, penetra profundamente na atmosfera do planeta. Se a pressão atomosférica dinâmica é alta o suficiente, rapidamente e catastroficamente provoca uma explosão do objeto. A energia desta explosão afasta-se do ponto central, principalmente ao longo do caminho de menor resistência e uma coluna de gás superaquecido e criada pelo rastro do objeto descendente. Em outras palavras, a explosão estoura em uma enorme trilha criada pelo meteoro. Uma enorme bola de fogo de atmosfera aquecida sobe acima do topo das nuvens de Júpiter a partir desta coluna de gás superaquecido. Os detritos desta bola de fogo se esfriam rapidamente no interior escuro do planeta e se tornam fuligem que entra em colapso com as altas núvens de Júpiter, fazendo com que o local do impacto assuma uma característica escura. 
 
Heidi Hammel , Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado
 

0 Comentar para "Porque os meteoros deixam uma mancha preta em Júpiter?"

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!