Comunicado - Prezados clientes, não estou atendendo a chamadas para o telefone (62) 99632-9606. Por gentileza, para tirar dúvidas entre em contato através de mensagem de audio ou messagens através do whatsapp neste mesmo número.

Porque os meteoros deixam uma mancha preta em Júpiter?

Por que o impacto de objetos em Júpiter deixam manchas pretas, uma vez que o gigante de gás não possui uma superfície sólida?

Quando um objeto colide e se move através da atmosfera de Júpiter, ele comprime o ar à sua frente – e isto é chamado de pressão atmosférica  dinâmica. O ar comprimido atinge dezenas de milhares de graus celsius, incinerando o objeto (silimiar a um meteóro caindo na terra). Astrônomos amadores conseguiram ver este fenômeno em Júpiter no início de junho de 2010 e novamente em agosto de 2010. 
 
Quando um grande objeto colide com Júpiter, ele no entanto, penetra profundamente na atmosfera do planeta. Se a pressão atomosférica dinâmica é alta o suficiente, rapidamente e catastroficamente provoca uma explosão do objeto. A energia desta explosão afasta-se do ponto central, principalmente ao longo do caminho de menor resistência e uma coluna de gás superaquecido e criada pelo rastro do objeto descendente. Em outras palavras, a explosão estoura em uma enorme trilha criada pelo meteoro. Uma enorme bola de fogo de atmosfera aquecida sobe acima do topo das nuvens de Júpiter a partir desta coluna de gás superaquecido. Os detritos desta bola de fogo se esfriam rapidamente no interior escuro do planeta e se tornam fuligem que entra em colapso com as altas núvens de Júpiter, fazendo com que o local do impacto assuma uma característica escura. 
 
Heidi Hammel , Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado
 

0 Comentar para "Porque os meteoros deixam uma mancha preta em Júpiter?"

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!