IMPORTANTE - Prezados clientes, devido a flutuação acentuada no dólar nos últimos dias, as encomendas das câmeras ZWO e QHY a partir de hoje (23/08), estarão suspensas até novembro! Encomendas já realizadas continuarão sendo processadas normalmente.

Comunicado - Prezados clientes, durante os últimos dias estamos tendo alguns problemas com chamadas para o telefone (62) 99632-9606. Por conveniência e por um período de testes, passaremos a receber chamadas de telefone via whatsapp no mesmo número.

Tutorial AutoStakkert! 2

Finalmente consegui um tempinho para escrever um tutorial de um dos softwares mais sensacionais que já conheci, trata-se do AutoStakkert! 2, também apelidado de simplesmente: AS!2.

O que faz desse software simplesmente genial é a interface extremamente fácil de utilizar e os resultados excelentes. Algumas pessoas utilizam o AS!2 para empilhar as fotos e utilizam o Registax para fazer um pós-tratamento com os wavelets que permitem aumentar o contraste e nitidez da foto através de várias camadas e normalmente utilizam o Photoshop para terminar o tratamento através dos comandos Levels, Curves e controles de cores. Mas o AS!2 consegue muitas vezes entregar uma foto com alta nitidez e contraste, eliminando dessa forma até a necessidade de utilizar o Registax.

Eu utilizo a versão 2.1.0.5 que pode ser baixado gratuitamente (grátis mesmo, sem período de avaliação) no endereço: http://www.autostakkert.com/wp/

Antes de ir ao tutorial, vamos deixar claro algumas informações: é necessário produzir um vídeo em AVI com a maior quantidade de frames possível, para posteriormente empilhar no AS!2. Eu fiz este tutorial utilizando um telescópio refletor Sky Watcher 200P, uma câmera QHY-5LII colorida (em 1024x768 44fps), um netbook com EZPlanetary, uma lente Barlow TeleVue Powermate de 5X e uso também uma montagem EQ-5 motorizada para facilitar o acompanhamento e o astro filmado foi Saturno.

Vamos então ao tutorial:


1 - Clique em OPEN e selecione o vídeo em AVI a ser empilhado.

2 - Estabilização de imagem: Utilize PLANET COG para vídeos de planetas e SURFACE para vídeos da Lua e Sol. Marque a opção DYNAMIC BACKGROUND.

3 - Em QUALITY ESTIMATOR utilize GRADIENT para planetas maiores como Júpiter e Saturno e utilize EDGE para planetas menores como Mercúrio, Vênus, Marte, etc.  NOISE ROBUST serve para atenuar o ruído das fotos, quando o ruído for muito alto utilize valores maiores e para pouco ruído utilize valores menores, no exemplo utilizei o valor de 3.

4 - FORCE GLOBAL QUALITY evita o aparecimento de emendas entre fotos, deixe essa opção sempre marcada.

5 - Clique em ANALYSE para que o AS!2 analise a qualidade de cada quadro e monte um gráfico da qualidade dos quadros.

6 - Em REFERENCE FRAME, a opção LAST STACK IS REFERENCE utiliza as mesmas configurações do último empilhamento, deixo essa opção desmarcada. Em AUTO SIZE, o programa se baseia nos frames de melhor qualidade para fazer o quadro de referência para alinhamento.

7 - Na segunda janela, marcamos todos os pontos de alinhamento, geralmente escolho o contorno do planeta, quanto mais pontos melhor. Existe uma opção para colocar pontos de alinhamento automaticamente, mas o próprio autor do programa orienta colocar pontos manualmente para planetas.

8 - Em STACK OPTIONS escolha o formato da foto a ser salva no final, o formato TIF não é compactado, por este motivo escolho sempre esta opção.

9 - A porcentagem de frames a ser empilhada normalmente é de 50%, fiz vários testes e abaixo dos 50% a qualidade fica muito ruim, perdendo detalhes e acima dos 50% não acrescentou nenhuma informação. É recomendado fazer alguns testes para verificar qual o melhor valor.

10 - A opção NORMALIZE STACK faz com que não haja variação de brilho entre os quadros por passagem de nuvem ou algum motivo similar. Deixo essa opção sempre marcada.
SHARPENED IMAGES é uma das opções mais importantes, faz com que se crie uma imagem com alta nitidez através da aplicação de filtros, quando essa opção esta marcada o AS!2 cria 2 imagens no final do processo, uma comum e outra com alta nitidez. Essa opção tem que estar sempre marcada. Em MISTURE RAW, o programa mistura imagens cruas com a imagem final para aumentar a cor e diminuir o ruído, o valor ideal é em torno de 50%.

11 - Marque a opção SAVE IN FOLDERS e coloque um prefixo para identificar a imagem a ser salva, a imagem será salva no mesmo diretório onde está o vídeo.

12 - HQ REFINE - Faz com que a imagem seja em alta qualidade, deixe essa opção sempre marcada.

13 - DRIZZLE - Deixe o drizzle sempre em off para a imagem final ter o mesmo tamanho dos frames originais, na prática utilizar o drizzle aumenta a imagem mas as custas de perder em definição e qualidade da imagem final.

14 - Clique em STACK e pronto, agora é só esperar e depois de concluído verifique no diretório a imagem final.


Créditos: Rômulo Queiroz
Fonte: 
http://www.astronomiaemvix.blogspot.com.br/

6 Comentar para "Tutorial AutoStakkert! 2"

Israel Mussi Em 25 Jun 2018
Sim, vale muito a pena, pois há novos recursos e algorítimos para obter melhores resultados. Responder este comentário
Geovandro Em 25 Jun 2018
Vale a pena baixar a versão 3.0? Responder este comentário
Alex Miranda Em 14 Oct 2016
Para quem usa o video em AVI e não carrega, isso acontece porque o vídeo ta comprimido! Use uma ferramenta recomendada pelo criador do programa, se chama "Castrator", só pegar o link no site do AS2. Qualquer duvida, chama lá no fb/alexsmiranda Responder este comentário
Jeferson Em 08 Apr 2016
O meu não está carregando o meu vídeo que está em AVI Responder este comentário
paulo antonio inacio Em 29 Mar 2015
na hora da abrir o video vlc me sai invalid codec mjpg???????? sabendo que o video e formato vlc Responder este comentário
Milton Em 02 Oct 2014
Excelente tutorial. Não conhecia esse software. :) Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!