INFORMATIVO - Com o dólar mais estabilizado atualmente,  informamos que já retornamos com as encomendas das câmeras e acessórios das marcas QHYCCD e ZWO Optical normalmente.


Black Friday - Faremos exclusivamente no dia 23 de novembro uma promoção de Black Friday, informamos que apenas alguns itens selecionados estarão cadastrados na promoção. 

Os filtros planetários coloridos na observação de Júpiter

Os filtros planetários coloridos na observação telescópica visual de Júpiter:
 
Estes filtros coloridos utilizados na observação planetária que seguem na relação abaixo foram exaustivamente testados, e provaram o quanto podem otimizar a visualização dos detalhes mais evidentes na superfície do planetas, e não raro também de alguns detalhes sutis. Tanto para os telescópios refratores quanto os refletores eles podem ser utilizados em todas as ocasiões, devendo-se ficar atento apenas  ao fato de que quanto maior a distância focal do instrumento, melhor desempenho terão os filtros com um maior grau de transmissão ou "transmitância" e vice-versa.
 
Relação dos filtros e a função deles na observação do planeta Júpiter:
 
#8Amarelo claro: Utilizado para realçar detalhes vermelhos e laranjas nos cinturões de Júpiter.
#11Amarelo esverdeado: Excelente para revelar detalhes da superfície de Júpiter. 
#12Amarelo: Realça os detalhes vermelhos e laranjas de Júpiter. 
#15Amarelo escuro: Utilizado na observação de Júpiter ele realça os detalhes laranjas e vermelhos das bandas e festões.
#21Laranja: Aumenta o contraste nos cinturões de Júpiter e da GMV.
#25Vermelho: Este filtro bloqueia fortemente os comprimentos de onda azul e verde, resultando em um contraste bem definido entre as formações de nuvens e os detalhes mais claros em Júpiter. 
#38AAzul escuro: Rejeita fortemente os comprimentos de onda vermelho e laranja dos cinturões e da GMV em Júpiter, elevando o contraste.
#47Violeta: Também pode ser utilizado para melhorar os detalhes da superfície lunar e resulta em interessantes visões de Júpiter e seus satélites.
#56Verde claro: Eleva o contraste de regiões azuis e vermelhas na atmosfera de Júpiter e nas nuvens dos cinturões.
#58Verde: Rejeita fortemente os comprimentos de onda vermelho e azul, elevando o contraste de regiões mais claras no topo das nuvens em Júpiter. 
#80AAzul: Este é o filtro realmente “pau para toda obra”. Certamente o melhor filtro tanto em desempenho como em relação custo/benefício para estudo de detalhes planetários de Júpiter e Saturno. Realça o contraste dos festões e de outras perturbações nas nuvens dos cinturões de Júpiter, revelando mais facilmente a GMV (Grande Mancha Vermelha). 
#82A Azul claro: As mesmas observações anteriores entretanto por possuir uma transmissão superior ao 80A ele é o "filtro de Júpiter", perfeito no realce tanto dos acidentes escuros quanto os claros nas faixas equatoriais do planeta.

0 Comentar para "Os filtros planetários coloridos na observação de Júpiter"

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!