NOVO LOTE DE ENCOMENDAS A partir do dia 01 de agosto de 2018, será aberto um novo lote de encomendas de telescópios e montagens da marcas GSO e iOptron. 

Observação do planeta Saturno

Saturno pode ser visto durante pelo menos oito meses ao ano, sendo nos dois primeiros de manhã, nos dois últimos apenas à noite e nos intermediários geralmente também á noite.
Encontra-se na faixa do zodíaco em meio às constelações, onde se destaca como um astro mais luminoso em relação às estrelas e de coloração alaranjada. Saturno proporciona uma visão espetacular com lunetas de apenas 50mm de abertura aparecendo como uma miniatura notável podendo-se ver o anel em volta do planeta. Com um refrator de 60mm o anel a forma achatada nos pólos do planeta e  sua maior lua titã serão bem visualizados.
 
Com os refratores de 70mm a 90mm, ou refletores com mais de 100mm, e numa fase em que abertura dos anéis é favorável a divisão de cassini mostra-se inteiramente visível além do anel de Crepe. Com refletores de 150mm a 180mm o anel interior C (anel de Crepe) fica bem evidenciado contra o disco do planeta. Com refratores de 100mm de abertura e refletores de até 200mm, além da divisão de cassini, na fase de boa abertura a observação da divisão de Encke no anel A poderá ser tentada. Deve-se ficar atento ao equador do planeta, pois às vezes ele apresenta faixas que apesar de meio sombrias são semelhantes às de Jupiter.
 
Certas estruturas como pontos ou manchas esbranquiçadas costumam serem vistas na zona equatorial. A última mancha proeminente foi descoberta em 1933 pelo amador W.T.Hay , sendo suficientemente nítida para ser vista através de um refrator de 75mm. Outra mancha começou a se desenvolver em 1962, mas esta não se tornou verdadeiramente proeminente até aparecer outra em 2006.
 
O uso dos filtros #80A-azul, #82A-azul serão uteis para a visualização das faixas no equador, e o #11-Amarelo-verde aumentará o contraste na divisão de cassini e nos instrumentos de grande porte a divisão de Encke.

0 Comentar para "Observação do planeta Saturno"

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!