FRETE GRÁTIS EM TODO O SITE

LIQUIDAÇÃO DE ESTOQUE - Prezados clientes, informamos que a loja retomou atividades para liquidar todo o estoque restante. 

Guia de Filtros Planetários

Um bom recurso que todo astrônomo deve ter em sua maleta de acessórios, são os filtros planetários. Logo abaixo você encontrará uma completa descrição de cada filtro, bem como sua aplicação em cada planeta ou Lua terrestre.
 
#8 Amarelo Claro (83% transmissão) Usado para aprimorar detalhes em vermelho e laranja, presentes nas faixas equatoriais de Júpiter. Muito útil para aumentar o contraste na superfície de Marte e melhorara a resolução do disco de Urano e Netuno com telescópios maiores. Também pode ser usado para aprimorar alguns detalhes  lunar.
 
# 11 Amarelo-Verde  (78% transmissão) Excelente para expor alguns detalhes na superfície de Júpiter. Também escurece regioês de mares em Marte.
 
#12 Amarelo (74% transmissão) Melhora os detalhes em vermelho e laranja observados em Júpiter e Saturno, enquanto há o bloqueio de comprimentos de onda azul e verde. Também pode ser usado para aprimorar alguns detalhes  lunar, utilizando telescópio com abertura superior a 150mm.
 
#21 Laranja  (46% transmissão) Reduz os comprimentos de onda azul e verde, aumentando assim o contraste entre essas áreas e também nas áreas vermelhas, ou amarelas, ou laranjas. Funciona muito bem com Marte, realçando os limites na superfície do planeta. Também pode aguçar o contraste nos cinturões de Júpiter, bem como aumentar o contraste na Grande Mancha Vermelha.
 
#23A Vermelho Claro (25% transmissão) Este é o popular filtro usado quando se observa Marte, Júpiter e Saturno. Devido a menor transmissão de luz deste filtro, os resultados são melhores em telescópios com abertura maior que 130mm. Este filtro executa a mesma função do filtro #21, mas com um pouco mais de contraste. Pode ser um filtro útil para para observações diurnas de Mercúrio e Vênus, melhorando o contraste entre esses planetas e o céu azul do entardecer.
 
#25A Vermelho (14% transmissão) O filtro #25A bloqueia fortemente os comprimentos de onda azul e verde, o que resulta num contraste muito bem definido entre as formações de nuvens e as características mais apagadas em Júpiter. Também é muito útil para melhorar a definição das calotas polares e os mares de Marte.
 
#38A Azul Escuro (17% transmissão) Muito bom quando usado em Júpiter, porque bloqueia fortemente comprimentos de onda vermelho e laranja, presente na faixas equatorias e na Grande Mancha Vermelha de Júpiter, atenuando assim o constraste nestas regiões. Também funciona bem em fenômenos na superfície de Marte, como tempestades de poeira, aumentando também o constraste nos anéis de Saturno. Muito indicado para Vênus, devido a baixa transmissão de luz, aumenta consideravelmente o contraste de sutis marcas de nuvens.
 
#47 Violeta (3% transmissão) Bloqueia veementemente os comprimentos de onda vermelho, amarelo e verde, tornando-o adequado para uso nas calotas polares marcianas. Ele é o melhor filtro para observações em Vênus, devido a sua baixa transmissão de luz e capacidade de melhorar o contraste em fenômenos atmosféricos. Além disso pode ser usado para melhorar detalhes na Lua e apresentar interessantes pontos de vista de Júpiter e suas luas.
 
#56 Verde Claro (53% transmissão) Muito bom para observar as calotas polares de Marte e as tempestades de poeira em tons amarelos na superfície do planeta. Também aumenta o contraste das regiões vermelha e azul na atmosfera de Júpiter.
 
#58 Verde (24% transmissão) Bloqueia veementemente os comprimentos de onda vermelho e azul, aumentando o contraste em regiões menos tênues de Júpiter. Muito útil para observações lunar, realçando o constraste nas crateras e estabilizando a luz da Lua quando cheia. Faz um trabalho razoável para melhorar o contraste das características atmosféricas em Vênus.
 
#80A Azul (30% transmissão) Talvez o melhor filtro para estudar detalhes planetários de Júpiter e Saturno. Aumenta o contraste de furacões e outras pertubações nos cinturões de núvens de Júpiter, bem como a Grande Mancha Vermelha. Funciona muito bem em Saturno, revelando detalhes fantásticos em suas faixas equatoriais e características polares.
 
#82A Azul Claro (73% transmissão) Sem dúvida um dos melhores filtros, o #82A funciona muito bem com Júpiter, Saturno, Marte e a Lua. Sua cor azul claro melhora áreas de baixo contraste e evita a redução significativa do nível geral de luz.
 
 
GUIA RÁPIDO
 
 
Objetos Características Filtro Recomendado
Mercúrio Planeta/Contraste no Céu #23A Vermelho Claro
  Traços #25A Vermelho

Vênus Nuvens #38A Azul Escuro
#47 Violeta
#58 Verde
  Planeta/Contraste no Céu #25A Vermelho

Lua Detalhes #58 Verde
  Contraste no Traços #8 Amarelo Claro
#12 Amarelo
#80A Azul
  Áreas de Baixo Contraste #82A Azul Claro
  Redução de Brilho ND13% Densidade Neutra
ND25% Densidade Neutra
ND50% Densidade Neutra

Marte Nuvens #8 Amarelo Claro
  Maria #8 Amarelo Claro
#11 Amarelo-Verde
#21 Laranja
#23A Vermelho Claro
#25 Vermelho
  Áreas Azul e Verde #12 Amarelo
#23A Vermelho Claro
  Tempestades de Poeira #38A Azul Escuro
#56 Verde Claro
  Calotas Polares #25 Vermelho
#47 Violeta
#56 Verde Claro
#58 Verde
  Áreas de Baixo Contraste #82A Azul Claro

Júpiter Nuvens #11 Amarelo-Verde
  Faixas Equatoriais #8 Amarelo Claro
#21 Laranja
#23A Vermelho Claro
#25 Vermelho
#38A Azul Escuro
#56 Verde Claro
#80A Azul
  Divisões #80A Azul
  Furacões #80A Azul
  Atmosfera #56 Verde Claro
  Características em Vermelho ou Laranja #12 Amarelo
  Zonas Laranja ou Vermelho #8 Amarelo Claro
  Contrastes Vermelho/Azul #11 Amarelo-Verde
  Contraste Tons Azuis #25 Vermelho
  Grande Mancha Vermelha #38A Azul Escuro
#80A Azul
  Transito das Luas #25 Vermelho
  Contraste em tons de Vermelho e Azul #56 Verde Claro
#58 Verde
  Regiões Polares #21 Laranja
#23A Vermelho Claro
  Disc #38A Azul Escuro
  Áreas de Baixo Contraste #82A Azul Claro

Saturno Nuvens #11 Amarelo-Verde
#12 Amarelo
#25 Vermelho
  Faixas Equatoriais #21 Laranja
#23A Vermelho Claro
#38A Azul Escuro
#58 Verde
#80A Azul
  Regiões Polares #21 Laranja
#23A Vermelho Claro
#58 Verde
#80A Azul
  Anéis #47 Violeta
  Divisão de Cassini #11 Amarelo-Verde
  Contraste em tons de Vermelho/Azul #11 Amarelo-Verde
  Características em tons Vermelho/Laranja #12 Amarelo
  Áreas de Baixo Contraste #82A Azul Claro

Urano Detalhes no Disco Planetário #8 Amarelo Claro

Netuno Detalhes no Disco Planetário #8 Amarelo Claro

 

5 Comentar para "Guia de Filtros Planetários"

Guilherme Em 09 Jan 2023
Boa noite, qual destes filtros ajuda para melhor ver a nebulosa de Orion? tenho um refletor de 114mm de aberta a e 500mm Responder este comentário
Francisco Em 11 Sep 2020
O filtro 82A é a melhor no Orion 254mm sem a menor dúvida. Visão ótima para Estrelas, Jupiter, Saturno e Lua. Responder este comentário
Juan Felipe Em 27 Mar 2018
Bom dia, gostaria de saber qual é a forma correta de utilizar o filtro planetário. Responder este comentário
André schmidt Em 08 Apr 2016
Estes.modelos podem ser colocado no greika 90060? E qual r mais recomendado para ver jupiter com lente de 8mm Responder este comentário
Rinaldo Em 23 Jan 2016
Oi Alguns desses filtros servem para astrofotografia planetári Responder este comentário

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!