LOTE DE ENCOMENDAS - Prezados clientes, para quem adquiriu algum item durante os lotes de encomendas que realizamos entre Junho a Agosto, acompanha no link a seguir os prazos de entregas atualizados: ESTIMATIVA DE ENTREGA

Comunicado - Prezados clientes, não estou atendendo a chamadas para o telefone (62) 99632-9606. Por gentileza, para tirar dúvidas entre em contato através de mensagem de audio ou messagens através do whatsapp neste mesmo número.

Como é observar Júpiter por um telescópio?

Abaixo estão algumas simulações de como o planeta Júpiter é visto através de telescópios de 60mm a 300mm com aberturas, sob condições de observação diferentes. 
 
Observe que não foi usada a magnitude máxima de cada telescópio, porém foi utilizada uma ampliação média de 20% a menos do poder máximo. É nesta ampliação que conseguimos obter a resolução máxima do disco planetário, preservando detalhes finos e bem nítidos. Em média observadores amadores mais experiêntes, usam desta média de ampliação para comparar a qualidade de um telescópio para outro.
 

Abertura do Telescópio
Observação em Seeing Perfeito
Observação em Seeing Moderado
2.4" (60 mm)
Ampliação 96x
júpiter através telescópio 60mm em boas condições júpiter através telescópio 60mm em condição moderada
3.5" (90 mm)
Ampliação 140x
júpiter através telescópio 90mm em boas condições júpiter através telescópio 90mm em condição moderada
4" (105 mm)
Ampliação 160x
júpiter através telescópio 105mm em boas condições júpiter através telescópio 105mm em condição moderada
5" (127 mm)
Ampliação 200x
júpiter através telescópio 127mm em boas condições júpiter através telescópio 127mm em condição moderada
6" (150 mm)
Ampliação 240x
júpiter através telescópio 150mm em boas condições júpiter através telescópio 150mm em condição moderada
8" (200 mm)
Ampliação 320x
júpiter através telescópio 200mm em boas condições júpiter através telescópio 150mm em condição moderada
10" (254 mm)
Ampliação 400x
júpiter através telescópio 254mm em boas condições júpiter através telescópio 254mm em condição moderada
12" (300 mm)
Ampliação 480x
júpiter através telescópio 300mm em boas condições júpiter através telescópio 300mm em condição moderada

 

SE VOCÊ NÃO ESTÁ CONSEGUINDO VISUALIZAR NADA, MAS APENAS UM DISCO BRANCO NEUTRO SEM QUAISQUER DETALHES, ENTÃO VERIFIQUE OS SEGUINTES PONTOS ...
 
1. São as óticas (lente ou espelho) de seu telescópio de boa qualidade? Óticas ruins nunca lhe darão foco bem definido e quase sempre terá imagens com pouco contraste. Num telescópio refletor, se o espelho for de fabricação caseira, foi ele antes submetido a testes de forma a garantir a boa performace?
 
2. Colimação, (alinhamento ótico) pode se o problema. 

3. Seeing muito ruim (turbulento). Se Júpiter estiver baixo no céu, próximo ao horizonte, a turbulência atmosférica poderá impedir uma imagem bem contrastada e rica em detalhes. Espere até que o planeta ganhe altitude superior a 30º para observa-lo novamente. Às vezes o seeing pode estar bem ruim e mesmo que Júpiter esteja alto no céu o resultado não será satisfatório. Neste caso dependerá das condições atmosféricas no momento da observação. 

4. Falando sobre turbulência atmosférica, a condição térmica no interior do tubo do telescópio diferente da condição térmica externa poderá também afetar a observação. Permita que o telescópio equilibre a temperatura interna de acordo com a temperatura ambiente externa. Esta adaptação térmica pode variar entre 30min a 1 hora dependendo da abertura do telescópio.

5. Mesmo com um telescópio de 200mm de abertura com boa ótica e boas condições de observação, identificar as principais características de um planeta requerem alguma paciência e prática para discernir-las, especialmente se você é um novo observador que está começando na astronomia agora e ainda está acostumado com as surpreendentes imagens captadas pelas sondas espaciais ou telescópio Hubble. Com um telescópio de 90mm de abertura você conseguirá identificar as duas faixas equatoriais de Júpiter com um ou dois detalhes internos. Em condições de bom seeing conseguirá indentificar a Granda Mancha Vermelha como uma marcação na faixa equatorial sul. 

6. As vezes telescópios de maior abertura trazem resultados menos satisfatórios do que aqueles de menor abertura, quando expostos a baixas condições de observação. Você pode estar passando por isso. Dependerá da prevalecente condição geral do seeing em sua localidade. E isto ainda pode ser determinado pela estação do ano, os efeitos térmicos dos edifícios adjacentes, asfaltos, vegetação e outros fatores. 
Para amenizar este fator, poderá tentar usar uma máscara de 100mm ou 150mm de diâmetro sobre a extremidade superior do telescópio, aumentando a interferência produzida pelo espelho secundário.

7. Você está colocando uma ampliação muito alta? Telescópios possuem um limite de ampliação baseado no tamanho da abertura. Esta é a lei ótica de um telescópio. Usar aumentos além do limite de mangitude do telescópio degrada a qualidade das imagens. Se o seeing no momento ainda for ruim, a qualidade da imagem ficará ainda mais comprometida. Por isso use aumentos moderados como 40-50x por polegada de abertura. 
Exemplo: para um telescópio de 150mm (6" - polegadas) a formula lhe dá: 6x40=240x. As simulações acima foram todas baseadas numa ampliação de 40X por polegada.
 
Publicado por Israel Mussi

4 Comentar para "Como é observar Júpiter por um telescópio?"

Pedro Henrique Em 04 May 2020
Olá, tenho um telescópio Greika 70070, porém Júpiter aparece apenas em escala de cinza, é devido a qualidade do meu telescópio ? Responder este comentário
Diego Em 22 Apr 2019
Estou com uma dúvida consigo ver Júpiter e três de suas luas, mas Júpiter está apenas como uma bola brilhante. Meu telescópio tem abertura de 150mm e minha lente é uma ploss 25 e 15. Como consigo obter melhor definição na imagem pra ver algum detalhe? Responder este comentário
ISRAEL AUGUSTO DA SILVA Em 10 Aug 2020
Diego, tenho um telescópio que acredito ser similar ao seu... faz o seguinte (dica que obtive recentemente!) Faça um disco em papelão ou cartolina ... no diâmetro da abertura do seu telescópio e faça um furo com 40mm de diâmetro a 30mm de distância da borda e posicione ele no lado do focalizador... Certeza que irá melhorar, eu fiz e funcionou
Márcio Chaar Em 23 Mar 2020
Olá Diego. Tente diminuir a entreda de luz utilizando um diafragma. Com isso diminuirá o brilho e vai melhorar o contraste do objeto observado.

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!