O que significa Ampliação Máxima Utilizável?

Ampliação "máxima utilizável" é um termo inventado por alguém há 30 anos para dar aos observadores uma idéia do limite máximo de ampliação que poderiam esperar de seu telescópio.
 
Basicamente, e de uma forma diferente, esta ampliação máxima pode ser calculada por multiplicar 50 vezes o valor da abertura do telescópio, em polegadas. Exemplificando,  isso significa que você pode esperar que um Schmidt-Cassegrain de 8 polegadas lhe dará uma ampliação máxima utilizável de 400x. Mas quando e onde? 

Esse número varia de acordo com as condições do céu. Se a atmosfera está turbulenta, você não será capaz de usar uma ocular que lhe dê 200x de ampliação. Nas melhores noites, no entanto, um telescópio de 8 polegadas pode oferecer belas observações em até 600x. É como dizem: "Isto é mais uma orientação do que uma regra.”
 

2 Comentar para "O que significa Ampliação Máxima Utilizável?"

milton lima Em 27 Apr 2016
Tenho um telescópio de 150mm =6" então posso usar como ampliação maxima 300x Responder este comentário
Israel Mussi Em 27 Apr 2016
Olá Milton, exatamente! Porém, nem sempre essa ampliação máxima lhe renderá os melhores resultados, pois fatores como, turbulência atmosférica, espelhos desalinhados e tubo sem aclimatação, podem atrapalhar bastante.

Escreva um comentário

Seu Nome:


Digite o código da caixa abaixo:

Seu Comentário:
Nota: HTML não está traduzida!